quarta-feira, 18 de junho de 2025

Cientificamente Provável - Filosofia

 

No âmbito da 7ª edição do programa Cientificamente Provável, uma iniciativa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, a Escola Básica e Secundária Carolina Michaelis, através da sua biblioteca, que integra a Rede de Bibliotecas Escolares, desenvolveu algumas atividades que certamente contribuíram para “(…) o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens, proporcionando-lhes o contacto com investigadores e práticas de investigação, e assim motivando-os a aprofundarem os seus conhecimentos e prosseguirem estudos superiores nas áreas do seu interesse.”

Assim, as turmas de décimo primeiro ano da nossa escola puderam vivenciar, por exemplo, uma aula ao ar livre, nos jardins de Serralves, acerca do que é a ARTE.

E como não pensar a arte quando estamos em contacto com ela?

Como ignorar o belo ou não pensar em que é o belo?

Como ficar indiferente perante um professor universitário, que surge como uma autoridade máxima?

Mas os mesmos alunos, puderam também apresentar os seus trabalhos acerca do que é a arte ou daquelas que poderão ser as características distintivas dos objetos reconhecidos como arte, tendo como plateia um grupo de mestrandos da Faculdade de Letras, da Universidade do Porto.

Que desafio que foi! Saber que outros jovens, já formados, mas ainda em processo de conclusão dos seus estudos, os estariam a ouvir e aprender com eles. E, para a docente que participou neste projeto, fazer uma comunicação acerca de (in)disciplina, partindo da sua experiência e das observações realizadas em sala de aula com alunos já nascidos no século XXI e que exigem dos docentes abordagens e estratégias inovadoras e ajustáveis?

Foi um desafio e um momento gigante de partilha e de humildade! Tentar mostrar a importância do saber, mas também a importância do ser e do fazer que daí decorre. Defender que ensinar Filosofia é hoje muito mais do que ensinar teorias filosóficas. É desenvolver a “Clareza mental”, a liberdade de pensamento, a capacidade crítica, como os instrumentos que, num mundo dominado pela informação e pela tecnologia, nos poderão permitir tomar melhores decisões e termos ideias próprias.

Afirma Yuval Harari “No meio caótico da informação, ter clareza mental é ter poder”.

Este programa, que aproxima o ensino básico e o ensino secundário do ensino superior, que cria vivência muito enriquecedoras para os jovens e os põe em contacto com protagonistas universitários, foi uma oportunidade de partilha e de troca de conhecimentos e de experiências de que todos usufruíram.

Docente: Vera Barbosa


 


0 comments:

Enviar um comentário