segunda-feira, 30 de junho de 2025

Cientificamente Provável - Biologia

 

Realização do Workshop "A importância da lavagem das mãos”, dinamizado pela Professora Doutora Isabel Miranda (UniC), inserido na temática Biodiversidade /Saúde /Cidadania, integrada nas disciplinas de Ciências e de Biologia.

Esta parceria do Centro de Investigação da Unidade Cardiovascular (FMUP) com a Biblioteca Escolar no âmbito do Projeto Cientificamente Provável proporcionou a replicação de várias sessões do workshop nas quais participaram as turmas: 7Ai; 7Bi; 7Ci; 7Ac; 7Bc; 7Cc; 7Dc e 10CT1, correspondente ao envolvimento de cerca de 170 alunos, das escolas EB Irene Lisboa e EBS Carolina Michaëlis e 4 professores, nomeadamente os docentes: Amélia Cardoso; Celeste Almeida; Fernanda Costa e José Félix.

Objetivos do Projeto Cientificamente Provável:

  • Promover a aproximação entre o ensino básico e secundário e o ensino superior, através das bibliotecas escolares.
  • Contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e para o desenvolvimento das suas competências de investigação, comunicação e literacia das áreas informação.
  • Proporcionar aos alunos o contacto com investigadores e práticas de investigação universitárias, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e para prosseguir estudos superiores nas dos seus interesses.
  • Mostrar que a lavagem adequada das mãos é fundamental para a redução da carga microbiana existente nas mãos e evitar infeções.

Descrição da atividade

“Qual a importância da lavagem das mãos”

Atividade laboratorial/demonstração numa atividade prático-laboratorial sobre a importância da lavagem das mãos promovendo a impressão da mão numa placa de agar antes e depois da lavagem das mãos, seguida de contagem de colónias de bactérias após três dias de incubação das placas.

Objetivos PE

  • A1 - Resultados Escolares
  • A2 - Ensino, aprendizagem e avaliação
  • B1 - Desenvolvimento pessoal e bem-estar das crianças e alunos
  • B3 - Projetos e Parcerias

Competências Perfil dos Alunos

  • Linguagens e Textos
  • Informação e Comunicação
  • Pensamento critico e pensamento criativo
  • Desenvolvimento pessoal e autonomia
  • Saber científico, técnico e/ou tecnológico

Avaliação

Muito positiva, quer a nível da consolidação das aprendizagens, quer em termos da saúde individual /comunitária. Este tema foi abordado no âmbito do PES. Em algumas turmas houve interdisciplinaridade com outras disciplinas, nomeadamente Matemática que utilizou este contexto para construção de gráficos e sua interpretação. Na turma 7DC este tema foi trabalhado num contexto de DAC, inserido no estudo da importância da água.

Instrumentos de avaliação:

  • Observação direta do desempenho dos alunos.
  • Em algumas turmas foi aplicada uma questão aula de natureza teórico prática sobre esta atividade experimental.

0 comments:

Enviar um comentário