Realização do Workshop "A importância da lavagem das mãos”, dinamizado pela Professora Doutora Isabel Miranda (UniC), inserido na temática Biodiversidade /Saúde /Cidadania, integrada nas disciplinas de Ciências e de Biologia.
Esta parceria do Centro de Investigação da Unidade Cardiovascular (FMUP) com a Biblioteca Escolar no âmbito do Projeto Cientificamente Provável proporcionou a replicação de várias sessões do workshop nas quais participaram as turmas: 7Ai; 7Bi; 7Ci; 7Ac; 7Bc; 7Cc; 7Dc e 10CT1, correspondente ao envolvimento de cerca de 170 alunos, das escolas EB Irene Lisboa e EBS Carolina Michaëlis e 4 professores, nomeadamente os docentes: Amélia Cardoso; Celeste Almeida; Fernanda Costa e José Félix.
Objetivos do Projeto Cientificamente Provável:
- Promover a aproximação entre o ensino básico e secundário e o ensino superior, através das bibliotecas escolares.
- Contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e para o desenvolvimento das suas competências de investigação, comunicação e literacia das áreas informação.
- Proporcionar aos alunos o contacto com investigadores e práticas de investigação universitárias, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e para prosseguir estudos superiores nas dos seus interesses.
- Mostrar que a lavagem adequada das mãos é fundamental para a redução da carga microbiana existente nas mãos e evitar infeções.
Descrição da atividade
“Qual a importância da lavagem das mãos”
Atividade laboratorial/demonstração numa atividade prático-laboratorial sobre a importância da lavagem das mãos promovendo a impressão da mão numa placa de agar antes e depois da lavagem das mãos, seguida de contagem de colónias de bactérias após três dias de incubação das placas.
Objetivos PE
- A1 - Resultados Escolares
- A2 - Ensino, aprendizagem e avaliação
- B1 - Desenvolvimento pessoal e bem-estar das crianças e alunos
- B3 - Projetos e Parcerias
Competências Perfil dos Alunos
- Linguagens e Textos
- Informação e Comunicação
- Pensamento critico e pensamento criativo
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
- Saber científico, técnico e/ou tecnológico
Avaliação
Muito positiva, quer a nível da consolidação das aprendizagens, quer em termos da saúde individual /comunitária. Este tema foi abordado no âmbito do PES. Em algumas turmas houve interdisciplinaridade com outras disciplinas, nomeadamente Matemática que utilizou este contexto para construção de gráficos e sua interpretação. Na turma 7DC este tema foi trabalhado num contexto de DAC, inserido no estudo da importância da água.
Instrumentos de avaliação:
- Observação direta do desempenho dos alunos.
- Em algumas turmas foi aplicada uma questão aula de natureza teórico prática sobre esta atividade experimental.
0 comments:
Enviar um comentário