Em 2013/2014 a Escola Secundária passou a sede de Agrupamento, agregando a Escola Básica Irene Lisboa, a Escola Básica Constituição e a Escola Básica Bom Pastor.
Dedicou-se à família e aos amigos e soube inserir-se, como cidadã ativa na sociedade do seu tempo, designadamente através dos esforços desenvolvidos em prol da instrução da mulher e da criança
No âmbito de um DAC (Domínio de Autonomia Curricular), os alunos de duas turmas do 5.º ano (5Ac e 5Bc) participaram numa atividade dinamizada pela docente de Educação Musical, Conceição Leite, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente.
A iniciativa decorreu na biblioteca escolar e teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a importância da sustentabilidade e da reutilização de materiais. Para o efeito, os alunos apresentaram os seus "caixafones", instrumentos musicais construídos em sala de aula a partir de materiais reaproveitados, demonstrando criatividade, empenho e consciência ambiental.
Durante a atividade, os participantes interpretaram várias peças musicais e canções, proporcionando um momento de aprendizagem, partilha e expressão artística. A biblioteca transformou-se num espaço de celebração da música e do ambiente, evidenciando o trabalho interdisciplinar desenvolvido no âmbito do DAC.
Esta iniciativa permitiu reforçar valores de cidadania ambiental, promover práticas sustentáveis e valorizar o papel da arte e da música na sensibilização para os desafios ambientais da atualidade.
A convite da professora de Português, Maria João Torrão, e com a entusiástica colaboração da professora de Filosofia, Vera Barbosa, realizou-se, na biblioteca da EBS Carolina Michaëlis, uma sessão de reflexão em torno da perspetiva da arte presente em Memorial do Convento, de José Saramago.
Perante alunos das áreas de Línguas e Humanidades e de Socioeconómicas, a obra foi abordada a partir de um ângulo particularmente inspirador: a música.
Ao longo da comunicação, fomos desafiados a olhar o romance como se de uma composição musical se tratasse — feita de ritmos, pausas, harmonias, contrapontos e vozes que se cruzam entre a pedra do convento e o voo da passarola, entre o peso da História e a leveza da criação humana.
A sessão revelou-se um verdadeiro momento de encontro entre Literatura, Filosofia e Arte, deixando alunos e professores profundamente envolvidos numa reflexão simultaneamente estética, histórica e humana.
No centro do espaço, uma mesa simbólica ajudava a traduzir visualmente o espírito da atividade: a pedra evocava a matéria e o esforço da construção humana; o livro representava a palavra e a criação literária; a caixa de madeira sugeria a estrutura, a memória e a arquitetura do pensamento; a luz, por sua vez, simbolizava o conhecimento, o diálogo e a procura de sentido.
Mais do que uma simples atividade letiva, esta sessão transformou a biblioteca num espaço vivo de pensamento, escuta e partilha — um lugar onde a literatura continua a interpelar o presente e a convocar diferentes formas de compreender o humano.
Porque há obras que permanecem. E há conversas que, tal como a passarola, continuam a voar muito para além do momento em que acontecem.
--------------------------------
Para apreciar a música de Domenico Scarlatti, um excerto (Fandango) - Orquestra Sem Fronteiras com direção de Martim Sousa Tavares (neto de Sophia de Mello Breyner Andresen)
--------------------------------
Pequeno vídeo, a partir do registo de imagens, durante a sessão
A Beatriz recebeu o prémio correspondente à sua participação no projeto de Educação para os Media PÚBLICO na Escola. Participou com o texto "Sombra de um povo sem voz".
Aqui na companhia da professora Vera Barbosa (Filosofia) que promoveu a participação dos seus alunos nesta iniciativa do Jornal Público e da Rede de Bibliotecas Escolares.
No âmbito da Semana da Leitura, subordinada ao tema “Conectando Mundos: Literatura, Arte e Cinema em Diversas Linguagens”, a educadora Susana Monteiro (cega) em serviço na Biblioteca da EB Constituição propôs a realização de uma iniciativa de sensibilização e aprendizagem sobre a deficiência visual, articulando literatura, cidadania e inclusão.
Dirigiu o convite à Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) para colaborar na dinamização de uma sessão dirigida aos alunos da EB Constituição. Nesta sessão, uma das suas associadas - Margarida Campas, cega de nascença, aluna da Escola Superior de Educação, realizou a leitura de uma história em braille, proporcionando aos alunos o contacto direto com uma forma alternativa de leitura e escrita.
A convidada fez-se acompanhar do seu cão guia (Fofinho), permitindo aos alunos compreender melhor o papel destes animais, assim como a sua importância no quotidiano de uma pessoa cega. Como lembrança, entregou a cada aluno uma tira de papel com o respetivo nome, escrito em braille.
Após a leitura, para alunos da turma 2Ac, foram desenvolvidas atividades práticas com uma máquina de escrever braille e um kit Lego braille (material adaptado para pessoas cegas ou com baixa visão) permitindo aos alunos experimentar materiais táteis que promovem a criatividade, a exploração sensorial e a inclusão. Estes materiais permanecerão na EB Constituição durante toda a semana, possibilitando maior oportunidade de os explorar e aprofundar a compreensão do tema.
As crianças do Pré-escolar também tiveram oportunidade de conhecer a tocar o "fofinho".
Esta iniciativa enquadra-se nos objetivos da Semana da Leitura e contribui para:
•promover a diversidade de linguagens;
•reforçar as práticas de inclusão;
•sensibilizar para a deficiência visual;
•desenvolver competências no domínio da Educação para a Cidadania e da Educação Especial.
Considera-se, assim, uma atividade de elevado valor pedagógico, potenciando a construção de uma escola mais inclusiva, consciente e aberta à diversidade humana.
Importa registar que os alunos manifestaram imenso agrado por participarem nas atividades propostas, por tomarem conhecimento da existência de uma forma de escrita diferente e terem tido oportunidade de experienciar a manipulação dos materiais táteis. Mostraram-se muito curiosos e colocaram diversas questões relacionadas com o quotidiano das pessoas cegas.
A concluir, cumpre agradecer à Educadora Susana e à Margarida Campas, em representação da ACAPO, pela dinamização das atividades e pela oportunidade de nos darem a conhecer uma realidade incomum para a maioria das pessoas.
Foi uma tarde muito agradável que proporcionou aos alunos aprendizagens significativas.
Na terça-feira, 24 de março na hora do almoço, decorreu na biblioteca da EB Constituição mais uma sessão de Hora do Conto, para alunos de 1.º ciclo, desta vez dedicada à encantadora história “O Ratinho dos Dentinhos”, que cativou a atenção e a imaginação das crianças presentes.
A atividade proporcionou um momento de partilha e magia, onde os mais pequenos puderam mergulhar no universo do simpático ratinho que, durante a noite, recolhe os dentinhos de leite deixados debaixo da almofada. Ao longo da leitura, as crianças acompanharam com entusiasmo a narrativa, demonstrando curiosidade e participando ativamente na interpretação da história.
Para além do momento lúdico, a sessão teve também uma componente educativa, reforçando a importância dos cuidados de higiene oral, nomeadamente a escovagem diária dos dentes — um hábito essencial que foi abordado de forma leve e envolvente.
Particularmente para aqueles que estão na fase de mudança da dentição de leite, para a definitiva, a iniciativa revelou-se um sucesso, promovendo o gosto pela leitura desde cedo e criando memórias especiais num ambiente acolhedor e participativo.
No final, os sorrisos das crianças confirmaram o impacto positivo desta experiência, que aliou imaginação, aprendizagem e diversão.
No âmbito da Semana da Leitura e assinalando o Dia do Agrupamento, na escola sede do Agrupamento Carolina Michaëlis, de 23 a 27 de março, está patente junto à biblioteca patrimonial_ Salão Nobre, a exposição que assinala o I centenário de nascimento de Mário Soares.
Mário Soares: 100 anos.
Esta exposição circula em itinerância por dezenas de escolas de norte a sul do país, numa ação coordenada pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), no âmbito das comemorações do centenário de nascimento de Mário Soares.
Na Semana da Leitura, foram expostos trabalhos dos alunos de diversas disciplinas desenvolvidos no âmbito das temáticas trabalhadas nas atividades letivas.
Despertaram curiosidade de quem entrava na biblioteca ou parava no corredor para ler e comentar os trabalhos expostos e os assuntos abordados.
Estratégia de partilha com a comunidade escolar do trabalho desenvolvido em sala de aula.
Tema Proposto: "Conectando Mundos: Literatura, Arte e Cinema em Diversas Linguagens"
Justificação do Tema:
Este
tema visa integrar diversas formas de expressão artística e literária,
criando um espaço que valoriza a inclusão e a diversidade cultural. Ao
incluir literatura, cinema, teatro e outras artes, o programa proporciona uma
experiência multissensorial e intercultural, permitindo que todos os
alunos, incluindo os de Português Língua não materna (PLNM), participem de forma lúdica e criativa. A
semana pretende ser uma celebração das diferentes linguagens e uma
oportunidade para os alunos aprenderem e se expressarem de maneira
divertida, ao mesmo tempo que refletem sobre temas universais.
Objetivos
1.
Promover a leitura e o gosto pela literatura, utilizando várias formas
de expressão (livros, cinema, teatro, arte), estimulando a curiosidade, a
interpretação e a criatividade dos alunos.
2. Fomentar a
inclusão e a integração dos alunos de PLNM, oferecendo atividades
acessíveis e adaptadas, que permitam que estes alunos explorem a língua
portuguesa de forma divertida e interativa.
3. Valorizar a
diversidade cultural e literária, por meio da leitura de obras que
abordem temas universais e da utilização de atividades que envolvem
múltiplas linguagens (visual, dramática, verbal).
4. Desenvolver
competências cognitivas, sociais e emocionais através de atividades
colaborativas, lúdicas e criativas, promovendo o trabalho em grupo, a
expressão oral e escrita, a reflexão crítica e o respeito pela
diversidade.
Ao longo da Semana decorrem iniciativas, envolvendo a comunidade escolar, com o objetivo de promover a leitura: leitura silenciosa, leitura em voz alta, leitura em braille, ...
Na biblioteca, na sala de aula, em casa, no recreio, contar ou ler histórias são formas de partilhar aventuras e vivências que a todos enriquece.
Os convidados abrilhantam a festa da leitura.
Em prosa ou em verso, tudo será pretexto para ocupar agradavelmente algum espaço de tempo.
As sugestões de leitura disponíveis na biblioteca escolar poderão ser requisitadas para ler fora da escola, durante a interrupção letiva.
A prática frequente da leitura recreativa promove a capacitação cognitiva dos leitores e o desenvolvimento das suas competências emocionais e sociais.
No âmbito do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a biblioteca escolar (BE), promove a BE a projeção de filmes, com recurso à plataforma de filmes do Plano Nacional de Cinema (streaming) ou divulgando o fundo documental desta biblioteca, disponível para requisição domiciliária.
Assinalando o Dia Internacional da Mulher (8 de março - domingo) será exibido, na sexta-feira - 6 de março, 14h00, um filme de animação sobre "Marie Curie".
Marie Curie (1867–1934) foi uma física e química nascida na Polónia (então sob domínio do Império Russo), que viria a naturalizar-se francesa e a desenvolver a maior parte da sua carreira científica em Paris. Nascida Maria Skłodowska, destacou-se desde cedo pelo seu talento académico, numa época em que o acesso das mulheres ao ensino superior era muito limitado.
Foi pioneira no estudo da radioatividade — termo que ela própria ajudou a afirmar — e, juntamente com o seu marido, Pierre Curie, descobriu os elementos químicos Polónio (nome escolhido em homenagem à sua terra natal) e Rádio. Pelo seu trabalho inovador, recebeu o Prémio Nobel da Física, partilhado com Pierre Curie e Henri Becquerel. Em 1911, foi distinguida com o Prémio Nobel da Química, tornando-se a primeira pessoa a conquistar dois Prémios Nobel em áreas científicas diferentes.
A sua importância enquanto mulher de ciência é particularmente relevante: foi a primeira mulher a receber um Prémio Nobel e a primeira a leccionar na Universidade de Paris (Sorbonne). Num contexto marcado por fortes desigualdades de género, Marie Curie afirmou-se pelo mérito, rigor e dedicação, abrindo caminho a gerações de mulheres na ciência.
O seu trabalho teve também impacto prático significativo, nomeadamente no desenvolvimento da radioterapia no tratamento do cancro. O seu legado permanece como símbolo de excelência científica, perseverança e luta pela igualdade no meio académico.
«Isto também é comigo!» é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do jornal PÚBLICO, através do projeto de Educação para os Media PÚBLICO na Escola, que pretende dar voz aos alunos e ajudá-los a tomar consciência do que acontece à sua volta. Todos os meses, os jovens são convidados a exprimirem a sua opinião, por escrito, sobre o que mais lhes chamou a atenção no jornal PÚBLICO.
Os textos de opinião são submetidos pela professora bibliotecária, através do preenchimento do formulário disponibilizado pela RBE, até à última sexta-feira de cada mês.
Até à última sexta-feira do mês seguinte à participação dos alunos, será publicado o texto selecionado pelo júri, nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da RBE e respetivas redes sociais. REGULAMENTO
Parabéns, Beatriz!
Um “silêncio
imposto pelo medo” levou Beatriz Brandão a falar. Venceu em janeiro. [notícia de
27.02.2026]
Situação na
Venezuela é o tema do texto de opinião da aluna do 11.º ano do Agrupamento de
Escolas Carolina Michaëlis, Porto.
Recorda-se que a docente de Filosofia, Vera Barbosa, promove a participação dos seus alunos nesta iniciativa da RBE, em parceria com a biblioteca escolar. Nesse sentido, também para a professora Vera merecidos Parabéns!
A Biblioteca Escolar promove o atendimento e apoio a distância e disponibiliza recursos de apoio à leitura e literacias.
Aguardamos ideias, sugestões ou dúvidas. Procuramos responder no prazo máximo de 48 horas.
Para contactar a Biblioteca de forma assíncrona ou solicitar o agendamento de uma videoconferência na plataforma Teams do Agrupamento, pode ser usado o formulário abaixo.
Para atendimento síncrono, por videoconferência, solicitar o pedido de agendamento.