quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Dia Mundial da Alimentação

 

Mais uma sugestão de leitura recentemente publicada.

Sinopse:

Não é há muito tempo que se ouve falar de vegetarianismo ou veganismo, mas os legumes e as leguminosas fizeram desde sempre parte da alimentação dos omnívoros e - pasme-se - já existem referências ao consumo de aipo na Odisseia de Homero…

Guida Cândido, doutorada em História da Alimentação e autora de diversas obras de gastronomia premiadas, vem revelar-nos neste seu novo livro que, de facto, os vegetais já andam pelas nossas mesas há vários séculos, mesmo que alguns dos mais usados na culinária portuguesa - como a batata ou o tomate - só tenham marcado presença na Europa depois das viagens de Cristóvão Colombo.

Mas sabia que, por exemplo, se comiam couves na Roma antiga durante os banquetes para evitar a embriaguez e que, no período medieval, os legumes eram frequentemente usados como resposta aos jejuns impostos pela Igreja? Que, sendo a motivação inicial do vegetarianismo a pureza espiritual, essa filosofia entusiasmou os Iluministas a ponto de acreditarem que a dieta vegetariana, associada à abstinência do álcool, podia resolver problemas tão graves como a pobreza e a fome no mundo? E que, apesar de o primeiro livro português exclusivamente vegetariano só ter sido publicado no final do século XIX, podemos encontrar receitas com vegetais, em versão doce e salgada, desde o século XVI? fonte: wook


O Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos, desde 1981​, a 16 de outubro. Nesta data do ano de 1945, foi fundada, no Quebec (Canadá), a Organização das Na​ções Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Esta organização tem como missão aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, melhorar a produt​ividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais. Desde a sua criação, a F​AO tem trabalhado para atenuar a pobreza e a fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, uma melhor alimentação e a segurança alimentar.
Tema deste ano para esta comemoração: Direito à alimentação para uma vida melhor e um futuro melhor.
Alimentação deve ser significado de diversidade, nutrição, acessibilidade e segurança. Uma maior diversidade de alimentos nutritivos deveria estar disponível nos nossos campos, nos nossos mercados e nas nossas mesas, para benefício de todos. Para saber mais


0 comments:

Enviar um comentário