terça-feira, 23 de setembro de 2025

Cinemar - 5ª Mostra de Cinema Português de Relação com o Mar

 

De 24 a 30 de setembro lançamos o convite: Vamos “cinemar”? 

A CineMar – 5ª Mostra de Cinema Português de Relação com o Mar – Filmes, Conversas e Oficinas (Portugal/ Estados Unidos) a perfazer neste ano uma “mão cheia de edições”, apresenta uma programação em que, tendo o Mar como referente, destaca o tema da relação das pessoas com o Mar e outros em que o mar/ a água é um lugar de inspiração, imaginação, inquietação, memória e questionamento. Partimos assim da pergunta: O que pode hoje significar olhar o Mar? Propondo também, além do debate e da reflexão, um desafio a um “fazer” a partir do cinema, com a produção de filmes e de outros trabalhos a partir dos filmes sobre esta temática.

Procurando consolidar parcerias e colaborações com as instituições culturais e educativas de Portugal e dos Estados Unidos, a programação desta 5a Edição contempla um conjunto de atividades que visam o efetivo desenvolvimento de um intercâmbio entre os dois Países, nomeadamente entre alunos, professores e outros elementos das diversas comunidades educativas.  

O evento é organizado pelo Serviço Educativo da Cooperativa Break The Anchor, entidade sem fins lucrativos (Portugal/EUA), em articulação com o PNC – Plano Nacional de Cinema, e conta com outras colaborações, nomeadamente através dos seus espaços de exibição física dos filmes e da realização de atividades.

É uma iniciativa apoiada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros – Comunidades Portuguesas, pelo que é inteiramente gratuita.

De 24 a 30 de setembro serão exibidas várias obras, nomeadamente curtas, médias e longas-metragens dos diversos géneros, Ficção, Drama, Animação e Documentário que se estrearam nos últimos anos, apresentando a multiplicidade de expressões que o cinema tem desenvolvido em torno do tema do Mar. Para saber mais

Aqui fica este convite para embarcarem nesta viagem pelos filmes e atividades da CineMar.

FonteCineMar – Break the Anchor – A contemporary urban boat culture



0 comments:

Enviar um comentário