Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis

Vista aérea do atual edifício, numa imagem captada em 1968.

Sede do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis

Em 2013/2014 a Escola Secundária passou a sede de Agrupamento, agregando a Escola Básica Irene Lisboa, a Escola Básica Constituição e a Escola Básica Bom Pastor.

Recreio interior da escola

Escultura de Irene Vilar (1930-2008) - Escultora, pintora e medalhista.

BE/CRE

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos

Carolina Wilhelma Michaëlis de Vasconcelos (1851-1925)

Dedicou-se à família e aos amigos e soube inserir-se, como cidadã ativa na sociedade do seu tempo, designadamente através dos esforços desenvolvidos em prol da instrução da mulher e da criança

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Isto também é comigo!

Está de volta o concurso que distingue os melhores textos de opinião, escritos a partir de conteúdos do jornal PÚBLICO.
Todos os meses, os alunos do ensino secundário têm oportunidade de fazer ouvir a sua voz, na sequência de conteúdos publicados na edição impressa ou online que lhes tenham  despertado a atenção.
Os vencedores terão  os seus textos publicados nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da RBE e respetivas redes sociais.
A turma 11LH1 assistiu ao webinar na biblioteca escolar, durante a aula de filosofia, com a professora Vera Barbosa.








Gravação do webinar, acessível abaixo:


Para mais informação consultar



quarta-feira, 16 de outubro de 2024

A edição de 2025 do Media@ção está lançada.

Destinado a alunos de todos os ciclos do ensino básico, (a partir dos 3.º e 4.º anos), e a alunos do ensino secundário, que frequentem escolas públicas, privadas, profissionais ou escolas portuguesas no estrangeiro., o concurso tem como tema, em 2025:  Inteligência artificial e media.

Trata-se de um tema passível de múltipas abordagens, com algumas sugestões disponíveis no regulamento do concurso.

Pretende-se promover o conhecimento e a reflexão sobre o papel da inteligência artificial no contexto dos media e suas implicações na inovação, criação e produção de conteúdos, cidadania digital, informação e desinformação, privacidade, proteção de dados e segurança online.

Webinar
No próximo dia 29 de outubro, das 10h30 às 11h30, o Media@ção promove um Webinar sobre o tema do concurso, Inteligência artificial e media, com a participação de dois convidados:

  •     João Gabriel Ribeiro, ensaísta e designer, co-fundador e diretor do Shifter
  •     José Manuel Sotero, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

Inscrições no Webinar

Para mais informações consultar.

Dia Mundial da Alimentação

 

Mais uma sugestão de leitura recentemente publicada.

Sinopse:

Não é há muito tempo que se ouve falar de vegetarianismo ou veganismo, mas os legumes e as leguminosas fizeram desde sempre parte da alimentação dos omnívoros e - pasme-se - já existem referências ao consumo de aipo na Odisseia de Homero…

Guida Cândido, doutorada em História da Alimentação e autora de diversas obras de gastronomia premiadas, vem revelar-nos neste seu novo livro que, de facto, os vegetais já andam pelas nossas mesas há vários séculos, mesmo que alguns dos mais usados na culinária portuguesa - como a batata ou o tomate - só tenham marcado presença na Europa depois das viagens de Cristóvão Colombo.

Mas sabia que, por exemplo, se comiam couves na Roma antiga durante os banquetes para evitar a embriaguez e que, no período medieval, os legumes eram frequentemente usados como resposta aos jejuns impostos pela Igreja? Que, sendo a motivação inicial do vegetarianismo a pureza espiritual, essa filosofia entusiasmou os Iluministas a ponto de acreditarem que a dieta vegetariana, associada à abstinência do álcool, podia resolver problemas tão graves como a pobreza e a fome no mundo? E que, apesar de o primeiro livro português exclusivamente vegetariano só ter sido publicado no final do século XIX, podemos encontrar receitas com vegetais, em versão doce e salgada, desde o século XVI? fonte: wook


O Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos, desde 1981​, a 16 de outubro. Nesta data do ano de 1945, foi fundada, no Quebec (Canadá), a Organização das Na​ções Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Esta organização tem como missão aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, melhorar a produt​ividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais. Desde a sua criação, a F​AO tem trabalhado para atenuar a pobreza e a fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, uma melhor alimentação e a segurança alimentar.
Tema deste ano para esta comemoração: Direito à alimentação para uma vida melhor e um futuro melhor.
Alimentação deve ser significado de diversidade, nutrição, acessibilidade e segurança. Uma maior diversidade de alimentos nutritivos deveria estar disponível nos nossos campos, nos nossos mercados e nas nossas mesas, para benefício de todos. Para saber mais


A Ciência no grande teatro do mundo

No Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, uma proposta de leitura. 

Para mais informações.

Os mais velhos ainda se lembram certamente de um programa de televisão sobre física nuclear anterior ao 25 de Abril, conduzido por António Manuel Baptista. Era estranho, claro, um programa sobre um tema tão específico em horário quase nobre, mas o seu autor sabia de tal forma comunicar que, uma vez, as vendedeiras de um mercado fora de Lisboa lhe confessaram não perceber nada do que dizia mas adorar ouvi-lo falar mesmo assim. Fonte: horas extraordinárias

Capa da edição original  

       



 

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Oficina de Escrita Criativa

Está disponível, a exemplo de anos letivos anteriores, a Oficina de Escrita Criativa "Trilhos da Palavra".

Funciona todas as tardes, de segunda a quinta-feira, a partir das 14h10, e é dirigida a todos os alunos do 5.º ao 12.º ano.

Estão afixados, nos expositores do corredor da biblioteca, os trabalhos realizados no ano letivo anterior, pelos alunos que a frequentaram.

Inscreve-te e participa.


sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2024

Em outubro assinala-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Mais informação
Na semana de 6 a 10 de outubro, promovem-se sessões de formação de utilizadores da biblioteca escolar, para alunos novos na escola, particularmente, de 5.º e 10.º anos, a decorrer em tempo letivo da turma.
Sessões dinamizadas pela professora bibliotecária, com uma breve apresentação do funcionamento da biblioteca e nas quais se propõe o jogo (Escape Room)


para testar conhecimentos sobre a Classificação Decimal Universal, usada na organização do fundo documental.
O Dia da Biblioteca Escolar assinala-se este ano a 28 de outubro.
Para saber mais

A finalizar, um questionário de avaliação da atividade, cujo preenchimento se solicita aos intervenientes nestas sessões.

 

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Festival Literário Internacional de Óbidos (Fólio)

 

"Eu não quero fazer uma livraria. Eu quero fazer uma cidade, uma vila literária."

José Pinho (1953 - 2023)

Para saber mais