terça-feira, 7 de março de 2023

Dia Internacional da Mulher

Assinala-se a 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 16 de dezembro de 1977 através da Resolução 32/142.

Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos continuam por cumprir.

O tema deste ano é “DigitALL: Innovation and technology for gender equality”. Atualmente 37% das mulheres não utilizam a Internet. 259 milhões de mulheres têm menos acesso à Internet do que os homens, apesar de representarem quase metade da população mundial. (fonte: https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-da-mulher)

Nos expositores no corredor de acesso à biblioteca escolar estão disponíveis biografias de "MULHERES IMPORTANTES" na sociedade portuguesa e alguns poemas relacionados de mulheres ou com elas relacionados. Na sequência, destaca-se aqui um programa de Mário Viegas na televisão portuguesa da época.

Irene Lisboa e Maria Velho da Costa são as escritoras e poetisas escolhidas por Mário Viegas para fazer este programa "Palavras Ditas". São palavras escritas por mulheres, sobre mulheres. A recitar alguns poemas estão também duas atrizes: Carmen Dolores e Lia Gama. Fonte: RTP Ensina

Mário Viegas e a poesia feminina em Palavras Ditas



0 comments:

Enviar um comentário