quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Mar Romera: “No quiero una vuelta a la normalidad; quiero una escuela mejor y diferente”

 

Cada vez que participa en algún seminario o curso, se agotan las entradas e invitaciones. Mar Romera (Heidenheim-Alemania, 1967) es maestra, licenciada en Pedagogía y Psicopedagogía, experta en inteligencia emocional y autora del modelo pedagógico ‘Educar con tres C’s’ (capacidades, competencias y corazón) o del sistema ‘El Universo de las palabras’. Además, es directora de la Asociación Pedagógica Francesco Tonucci (Apfrato) –el pedagogo italiano es su referente, además de amigo y mentor– y ejerce como asesora en diferentes programas de innovación.
fonte: Magisterio Periodico

"Mi padre fue a la escuela para aprender a leer, mis hijas van para aprender a vivir"

Num discurso cheio de histórias e metáforas, Mar Romera, professora e especialista em inteligência emocional, afirma perentoriamente que não quer voltar à normalidade que havia antes da Covid-19. Quer, sim, voltar para uma escola melhor e diferente, que desenha situações de aprendizagem, não situações de ensino. Acredita que o ano de 2020 irá marcar o início do século XXI na Educação em Espanha.
...
Mas o que reivindica para essa nova escola? Reivindica a autonomia pedagógica e a participação ativa das crianças nas estruturas de decisão. Reivindica uma revolução no sistema: romper com grupos organizados por turmas, com o conceito de classificação, com uma educação padronizada. Reivindica que se abandone o ensino por disciplinas e se salte da interdisciplinaridade para a transdisciplinaridade. Reivindica que todos os espaços da escola se transformem em espaços de aprendizagem: que os corredores sejam utilizados como locais de reunião para pequenos grupos, as salas de aula e os átrios, como refeitórios, os jardins e recreios, como salas de aula. 

Fonte: blogue RBE


0 comments:

Enviar um comentário