domingo, 27 de setembro de 2020

Setembro - Mês da alfabetização e das Literacias

A Literacia remete, tradicionalmente, para um conjunto de capacidades de alfabetização identificadas com a aquisição de competências básicas de leitura, escrita e cálculo e consideradas uma parte intrínseca do direito universal à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

A ONU e a UNESCO têm estado na vanguarda deste esforço global desde 1946, acompanhando as mudanças de um mundo cada vez mais digital, rico em informação e mediado por muitos tipos de textos.


O conceito convencional de literacia evoluiu muito desde então e o seu efeito multiplicador e multidimensional faz com que esta seja entendida, hoje, como um fator determinante para o desenvolvimento sustentável e um meio indispensável de compreensão, interpretação, criação e comunicação para todas as áreas do conhecimento e da vida humana.

As literacias fazem parte do Quadro Estratégico do PNL2027 e dos seus Eixos de intervenção, expressos nas inúmeras ações dinamizadas com todos os públicos _ crianças, jovens e adultos _, no espírito da Declaração dos Direitos dos Cidadãos Europeus à Literacia, da ELINET (European Literacy Policy Network).

 Fonte: http://www.pnl2027.gov.pt/np4/mesdaliteracia.html





0 comments:

Enviar um comentário