sexta-feira, 9 de junho de 2017

Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas 2017

Nada melhor para assinalar o Dia de Portugal do que um poema de Manuel Alegre, Prémio Camões 2017. (clicar na imagem para aceder à notícia)







Trova do amor Lusíada


Meu amor é marinheiro.
Quando chega à minha beira
acende um cravo na boca
e canta desta maneira:

_ Eu sou livre como as aves
e passo a vida a cantar
coração que nasceu livre
não se pode acorrentar.

Trago um navio nas veias
eu nasci pra marinheiro
quem quiser por-me cadeias
há-de matar-me primeiro.

Meu amor é marinheiro
e mora no alto mar
seus braços são como o vento
ninguém os pode amarrar.

Quando chega à minha beira
todo o meu sangue é um rio
onde o meu amor aporta
seu coração - um navio.

Meu amor disse que eu tinha
uns olhos como gaivotas
e uma boca onde começa
o mar de todas as rotas.

Meu amor disse que eu tinha
na boca um gosto a saudade
e uns cabelos onde nascem
os ventos e a liberdade.

Meu amor falou-me assim:
_ Ó minha pátria morena
meu país de sal e trevo
meu cravo minha açucena

Vale mais ser livre um dia
lá nas ondas do mar bravo
do que viver toda a vida
pobre triste preso escravo.

Eu vivo lá longe longe
Onde passam os navios
mas um dia hei-de voltar
às águas dos nossos rios.

Hei-de passar nas cidades
como o vento nas areias
e abrir todas as janelas
e abrir todas as cadeias

hei-de passar a cantar
pelas ruas da cidade
erguendo na mão direita
a espada da liberdade

Ó minha pátria morena
meu país de trevo e sal
sou marinheiro e não esqueço
que nasci em Portugal.

Assim falou meu amor
assim falou ele um dia
desde então eu vivo à espera
que volte como dizia.

Eu creio no meu amor
meu amor é marinheiro
quem quiser pôr-lhe cadeias
há-de matá-lo primeiro.

sei que um dia ele virá
assim muito de repente
como se o mar e o vento
nascessem dentro da gente.

como se um navio entrasse
de repente na cidade
trazendo a voar nos mastros
bandeiras de liberdade.

Meu amor é marinheiro
e mora no alto mar
coração que nasceu livre
não se pode acorrentar.

Manuel Alegre



0 comments:

Enviar um comentário