Títulos disponíveis para consulta local e requisição domiciliária.
Biblioteca da EBS Carolina Michaëlis - Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021
Vista aérea do atual edifício, numa imagem captada em 1968.
Em 2013/2014 a Escola Secundária passou a sede de Agrupamento, agregando a Escola Básica Irene Lisboa, a Escola Básica Constituição e a Escola Básica Bom Pastor.
Escultura de Irene Vilar (1930-2008) - Escultora, pintora e medalhista.
Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos
Dedicou-se à família e aos amigos e soube inserir-se, como cidadã ativa na sociedade do seu tempo, designadamente através dos esforços desenvolvidos em prol da instrução da mulher e da criança
Títulos disponíveis para consulta local e requisição domiciliária.
Clint Eastwood produz e realiza um apaixonante drama biográfico sobre Charlie Parker, o malogrado génio do "beebop" e uma das mais marcantes personalidades do Jazz
Em 1954 o conhecido músico de Jazz, Charlie Parker, mais conhecido como "Bird", dá entrada no hospital de Bellevue em Manhattan, depois de uma tentativa de suicídio com iodo, ao que parece, motivado pelo desgosto da morte da sua filha Pree e a dificuldades com a sua carreira. Alcoólico, toxicómano e sofrendo de úlceras, Charlie, é visitado pelo seu agente que lhe oferece a possibilidade de fazer uma digressão com Chummy Morello, se for capaz de abandonar os seus perigosos vícios. A sua mulher Chan recusa o internamento de Charlie num asilo e recorda a primeira vez que o viu em 1943, no clube ¿Three Deuces¿ na rua 52 em Nova Iorque, onde ¿Bird¿ causou grande sensação tocando com a banda de Dizzy Gillespie. Entre a audiência estava Buster Franklin, que se lembra de Charlie quando tinha 16 anos em Kansas City em 1936. A vida de Charlie evolui de forma caótica, apaixonante, delirante e trágica, rumo a uma morte prematura. Fonte: https://www.rtp.pt/programa/tv/p14139
Bird - Fim do Sonho
1988 M/12 2h 41m
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril decorrem entre 2022 e 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário.
Pretende-se reforçar a memória e enfatizar a relevância atual dos acontecimentos que contribuíram para o desgaste e derrube da ditadura, bem como dos que permitiram a construção e afirmação da democracia.
Em nome de uma sociedade mais conhecedora da sua história recente, e também mais participativa, plural e democrática, a Comissão disponibiliza um conjunto de recursos de acesso livre, produzidos e verificados por especialistas, sobre este período da nossa história recente.
O conhecimento da história é a base para pensarmos e construirmos os próximos 50 anos de democracia.
Fonte: https://apcc.org.pt/edicao/colecao-de-cartazes-sobre-direitos-humanos-na-constituicao-da-republica-portuguesa/
Mais uma iniciativa, no âmbito das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974. Consultar a página web
Consulta a página web e participa!
Descobre o "Mural da Liberdade".
Durante o período da ditadura em Portugal, o país que se via na imprensa, nos livros, nas peças de teatro, nos discos, filmes, e em tantas outras formas de expressão, estava longe de corresponder àquele em que se vivia. Tudo passava pelo crivo da censura.
Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Em 2024 celebramos a VOZ (World Voice Day – April 16) em todo o mundo, com o lema:
Ressoar: As nossas vozes ecoam com a melodia da diversidade, cada tom e inflexão, acrescentando uma nova camada à inclusão e equidade na nossa sociedade. Que possamos ressoar com respeito mútuo, amplificando as vozes e encontrando harmonia na nossa multiplicidade de experiências e perspetivas.
Educar: Reconhecemos a importância da educação para a promoção da saúde vocal e a prevenção das alterações da voz, capacitando os outros para que o seu uso seja feito de forma saudável e eficaz. Do ensino de técnicas vocais aos cuidados gerais com a voz, da consciencialização da saúde e doença vocal à promoção da igualdade de acesso à educação da voz, comprometemo-nos a melhorar e fortalecer a voz de todos.
Celebrar: Celebramos a beleza e a diversidade das vozes que nos cercam. Desde os cânticos da natureza até os murmúrios das crianças, desde os discursos inspiradores até às conversas coloquiais, cada voz é única, e uma dádiva a ser apreciada e honrada. Que possamos celebrar não apenas as vozes individuais, mas também a capacidade universal de comunicar através da música e da arte performativa, com um aumento da conexão interpessoal e a inspiração para um futuro melhor, através da nossa voz.
Fonte: Dia Mundial da Voz 2024: "Voz Artística - Prevenção e Promoção da Saúde Vocal" (chporto.pt)
Sinais de alerta e recomendações:
Clicar na imagem para aceder a mais informação