Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis

Vista aérea do atual edifício, numa imagem captada em 1968.

Sede do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis

Em 2013/2014 a Escola Secundária passou a sede de Agrupamento, agregando a Escola Básica Irene Lisboa, a Escola Básica Constituição e a Escola Básica Bom Pastor.

Recreio interior da escola

Escultura de Irene Vilar (1930-2008) - Escultora, pintora e medalhista.

BE/CRE

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos

Carolina Wilhelma Michaëlis de Vasconcelos (1851-1925)

Dedicou-se à família e aos amigos e soube inserir-se, como cidadã ativa na sociedade do seu tempo, designadamente através dos esforços desenvolvidos em prol da instrução da mulher e da criança

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Dia Universal dos Direitos da Criança

Infância e tendências globais 2050
20 de novembro de 2024
16h00 - 17h00

No Dia Universal dos Direitos da Criança, 20 de novembro, a UNICEF divulga o seu relatório anual de referência "Situação Mundial da Infância 2024: O Futuro da Infância num Mundo em Mudança", com um diagnóstico sobre o estado atual das crianças no mundo e as três grandes megatendências globais até 2050: mudanças demográficas, crises climáticas e ambientais, e inovações tecnológicas, que, caso não sejam urgentemente abordadas, poderão colocar em risco o futuro da infância.

Porque é necessária ação e não apenas reflexão, a UNICEF Portugal realiza a mesa-redonda "Futuro em construção – infância e tendências globais 2050", que irá reunir especialistas de áreas distintas para uma reflexão conjunta sobre os desafios globais e as ações necessárias para proteger os direitos das crianças num mundo em transformação. fonte: Mesa-Redonda

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Dia Mundial da Filosofia

O Dia Mundial da Filosofia foi implementado pela UNESCO em 2002 e comemora-se todos os anos na terceira quinta-feira de novembro.  
Em 2024, coincide com o dia 21 de novembro.
Na semana de 18 a 22, alunos de Filosofia, sob orientação da professora Vera Barbosa, dinamizam atividades na biblioteca escolar.
Nos expositores, do corredor de acesso à biblioteca, ficam disponíveis trabalhos realizados no âmbito da disciplina. Recomenda-se uma visita.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista

MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista

14 novembro – 17 novembro no Batalha Centro de Cinema

Contextualização:

A 7 de outubro de 2023, o massacre em Israel chocou o mundo. Dias depois, Israel invadiu a Faixa de Gaza. Porém, esta história não começou aqui. A ocupação da Palestina dura já há mais de um século, desde o Império Otomano, passando pela ocupação britânica e, finalmente, pela israelita. Com a criação do Estado de Israel, a violência cresceu: milhares de pessoas foram expulsas das suas casas, assassinadas e humilhadas. Hoje, a Palestina é um mosaico de enclaves, sem viabilidade económica. Israel perpetua um regime de apartheid, impondo leis distintas para judeus, israelitas e minorias religiosas, e expandindo colonatos na Cisjordânia. A Faixa de Gaza — uma pequena área com mais de dois milhões de habitantes — é uma prisão a céu aberto. Desde outubro de 2023, a violência escalou e soma mais de 35 mil mortos. Na 11.ª edição da MICAR, o SOS Racismo denuncia esta e outras ocupações, promovendo resistências e libertações, reivindicando o direito a existir.

Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia. Limitado a dois bilhetes por pessoa.

Mais informações em 




terça-feira, 12 de novembro de 2024

Cinema da Biblioteca - A palavra mágica

Telefilme inspirado no conto homónimo de Vergílio Ferreira

A primeira vez que a ouvem não lhes parece grande coisa. A palavra é estranha e o tom em que foi lançada pode ser ofensivo. Na aldeia depressa se espalha a palavra e à medida que passa de boca em boca fica mais pesada e assume o seu carácter vincadamente ofensivo. Desavinda a aldeia, todos os pequenos mal entendidos do dia-a-dia se tornam equívocos graves. Só há uma solução: expor os casos e a sua origem - a palavra mal ouvida e mal dita - que, hoje, na aldeia, é a ofensa mais devastadora que se pode atirar ao nosso maior inimigo. Apaziguados os ânimos pela sapiência do juiz, e esclarecidos sobre o significado inócuo da palavra, reúnem-se logo de seguida os renovados amigos, que, aliviados, não resistem a prosseguir a provocação da vida na aldeia, mesmo que conflituosa. Escolhem no dicionário uma nova palavra, para lançar um novo e irresistível equívoco. Fonte: RTP

A Palavra Mágica - RTP Play

Conto de Vergílio Ferreira - leitura orientada na aula de Português - 9.º ano. Terá como complemento, o telefilme a visionar na biblioteca escolar, no horário letivo da disciplina. Os alunos deslocam-se à biblioteca, acompanhados da respetiva docente:

Anabela Ferreira

  • 14 novembro - 15h10 - 9Cc
  • 18 novembro - 14h10 - 9Ac

Rute Gonçalves

  • 19 novembro - 11h15 - 9Dc
  • 22 novembro - 10h15 - 9Bc


Recursos Educativos disponíveis online:



 

Escola virtual          Guião de leitura            Ficha de trabalho – 9º ano            PREZI



domingo, 10 de novembro de 2024

O segredo do rio

 

Leitura orientada do livro "O segredo do rio" de Miguel de Sousa Tavares. Aplicação do Referencial "Aprender com Biblioteca" (AcBE) - Literacia da Leitura.
Turma 4Ac - EB Constituição.

Recursos a explorar:




quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Uma aventura literária 2025

Está disponível o Concurso Uma Aventura....Literária 2025, organizado pela Editorial Caminho.

Modalidades:

  •     Texto original
  •     Crítica
  •     Desenho
  •     Olimpíadas da História
  •     Recomendação de Leitura
  •     Teatro na Rádio

Consulta o Regulamento.

Informa-te!

Participa!

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Isto também é comigo!

Está de volta o concurso que distingue os melhores textos de opinião, escritos a partir de conteúdos do jornal PÚBLICO.
Todos os meses, os alunos do ensino secundário têm oportunidade de fazer ouvir a sua voz, na sequência de conteúdos publicados na edição impressa ou online que lhes tenham  despertado a atenção.
Os vencedores terão  os seus textos publicados nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da RBE e respetivas redes sociais.
A turma 11LH1 assistiu ao webinar na biblioteca escolar, durante a aula de filosofia, com a professora Vera Barbosa.








Gravação do webinar, acessível abaixo:


Para mais informação consultar



quarta-feira, 16 de outubro de 2024

A edição de 2025 do Media@ção está lançada.

Destinado a alunos de todos os ciclos do ensino básico, (a partir dos 3.º e 4.º anos), e a alunos do ensino secundário, que frequentem escolas públicas, privadas, profissionais ou escolas portuguesas no estrangeiro., o concurso tem como tema, em 2025:  Inteligência artificial e media.

Trata-se de um tema passível de múltipas abordagens, com algumas sugestões disponíveis no regulamento do concurso.

Pretende-se promover o conhecimento e a reflexão sobre o papel da inteligência artificial no contexto dos media e suas implicações na inovação, criação e produção de conteúdos, cidadania digital, informação e desinformação, privacidade, proteção de dados e segurança online.

Webinar
No próximo dia 29 de outubro, das 10h30 às 11h30, o Media@ção promove um Webinar sobre o tema do concurso, Inteligência artificial e media, com a participação de dois convidados:

  •     João Gabriel Ribeiro, ensaísta e designer, co-fundador e diretor do Shifter
  •     José Manuel Sotero, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

Inscrições no Webinar

Para mais informações consultar.

Dia Mundial da Alimentação

 

Mais uma sugestão de leitura recentemente publicada.

Sinopse:

Não é há muito tempo que se ouve falar de vegetarianismo ou veganismo, mas os legumes e as leguminosas fizeram desde sempre parte da alimentação dos omnívoros e - pasme-se - já existem referências ao consumo de aipo na Odisseia de Homero…

Guida Cândido, doutorada em História da Alimentação e autora de diversas obras de gastronomia premiadas, vem revelar-nos neste seu novo livro que, de facto, os vegetais já andam pelas nossas mesas há vários séculos, mesmo que alguns dos mais usados na culinária portuguesa - como a batata ou o tomate - só tenham marcado presença na Europa depois das viagens de Cristóvão Colombo.

Mas sabia que, por exemplo, se comiam couves na Roma antiga durante os banquetes para evitar a embriaguez e que, no período medieval, os legumes eram frequentemente usados como resposta aos jejuns impostos pela Igreja? Que, sendo a motivação inicial do vegetarianismo a pureza espiritual, essa filosofia entusiasmou os Iluministas a ponto de acreditarem que a dieta vegetariana, associada à abstinência do álcool, podia resolver problemas tão graves como a pobreza e a fome no mundo? E que, apesar de o primeiro livro português exclusivamente vegetariano só ter sido publicado no final do século XIX, podemos encontrar receitas com vegetais, em versão doce e salgada, desde o século XVI? fonte: wook


O Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos, desde 1981​, a 16 de outubro. Nesta data do ano de 1945, foi fundada, no Quebec (Canadá), a Organização das Na​ções Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Esta organização tem como missão aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, melhorar a produt​ividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais. Desde a sua criação, a F​AO tem trabalhado para atenuar a pobreza e a fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, uma melhor alimentação e a segurança alimentar.
Tema deste ano para esta comemoração: Direito à alimentação para uma vida melhor e um futuro melhor.
Alimentação deve ser significado de diversidade, nutrição, acessibilidade e segurança. Uma maior diversidade de alimentos nutritivos deveria estar disponível nos nossos campos, nos nossos mercados e nas nossas mesas, para benefício de todos. Para saber mais


A Ciência no grande teatro do mundo

No Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, uma proposta de leitura. 

Para mais informações.

Os mais velhos ainda se lembram certamente de um programa de televisão sobre física nuclear anterior ao 25 de Abril, conduzido por António Manuel Baptista. Era estranho, claro, um programa sobre um tema tão específico em horário quase nobre, mas o seu autor sabia de tal forma comunicar que, uma vez, as vendedeiras de um mercado fora de Lisboa lhe confessaram não perceber nada do que dizia mas adorar ouvi-lo falar mesmo assim. Fonte: horas extraordinárias

Capa da edição original  

       



 

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Oficina de Escrita Criativa

Está disponível, a exemplo de anos letivos anteriores, a Oficina de Escrita Criativa "Trilhos da Palavra".

Funciona todas as tardes, de segunda a quinta-feira, a partir das 14h10, e é dirigida a todos os alunos do 5.º ao 12.º ano.

Estão afixados, nos expositores do corredor da biblioteca, os trabalhos realizados no ano letivo anterior, pelos alunos que a frequentaram.

Inscreve-te e participa.


sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2024

Em outubro assinala-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Mais informação
Na semana de 6 a 10 de outubro, promovem-se sessões de formação de utilizadores da biblioteca escolar, para alunos novos na escola, particularmente, de 5.º e 10.º anos, a decorrer em tempo letivo da turma.
Sessões dinamizadas pela professora bibliotecária, com uma breve apresentação do funcionamento da biblioteca e nas quais se propõe o jogo (Escape Room)


para testar conhecimentos sobre a Classificação Decimal Universal, usada na organização do fundo documental.
O Dia da Biblioteca Escolar assinala-se este ano a 28 de outubro.
Para saber mais

A finalizar, um questionário de avaliação da atividade, cujo preenchimento se solicita aos intervenientes nestas sessões.

 

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Festival Literário Internacional de Óbidos (Fólio)

 

"Eu não quero fazer uma livraria. Eu quero fazer uma cidade, uma vila literária."

José Pinho (1953 - 2023)

Para saber mais

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Fryderyk Franciszek Chopin ou Szopen (1810-1849)

Chopin nasceu em Żelazowa Wola, uma aldeia próxima a Sochaczew, na região de Mazóvia, que faz parte do Ducado de Varsóvia. Era filho de Mikołaj (Nicolas) Chopin (1771-1844), um francês de ascendência poloca distante, proveniente de Lorena, que adotou a Polónia como sua terra natal após imigrar em 1787. Nicolas casou-se com a pianista Tekla Justyna Krzyżanowska (1782-1868), uma mulher de família aristocrata, porém empobrecida.

Em Outubro de 1810, quando Frédéric tinha sete meses de idade, a família mudou-se para Varsóvia, onde o seu pai assumiu a posição de professor de língua e literatura francesa, numa escola situada no Palácio Saxão. A sua família morou nas imediações do palácio.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fr%C3%A9d%C3%A9ric_Chopin 

Casa em que nasceu Chopin em Żelazowa Wola, onde hoje é um local no qual se realizam recitais de piano.

Assinala-se a 1 de outubro o Dia Internacional da Música, fica a sugestão.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Dia Europeu das Línguas 2024: Languages for Peace

Por toda a Europa, 700 milhões de Europeus dos 46 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa. Fonte: Dia Europeu das Línguas > Home (ecml.at)Proposta de atividades:                      Iniciativa 2024: Línguas para a paz1 - Criação de um cartaz que ilustre o tema "Línguas para a Paz". Isso pode usar símbolos, citações e obras de arte para transmitir mensagens de unidade e compreensão em diferentes idiomas e contribuir ativamente para o uso de idiomas como um veículo para ultrapassar as divisões linguísticas e culturais.2 - Sondagem: Qual é o melhor conselho que se pode dar a alguém que está a começar a aprender um idioma?







quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Czeslaw Milosz

 

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1980

Czeslaw Milosz (Seteiniai, 1911 – Cracóvia, 2004) é considerado um dos maiores poetas de sempre e um dos mais influentes intelectuais europeus do século XX. Nascido na Lituânia ainda sob o império do Czar da Rússia, muda-se com a família para Vilna, na Polónia. Encontra-se em Varsóvia durante a ocupação nazi da cidade, em 1939, publicando a sua poesia em círculos literários clandestinos. Sobrevive à Segunda Guerra Mundial, testemunhando a devastação da cidade e do seu país. Em 1951, dissidente do novo regime comunista polaco, obtém exílio político em Paris. Remonta a este período a publicação de dois dos mais notáveis e influentes volumes de ensaios da sua vasta obra: A Mente Aprisonada (Ed. Cavalo de Ferro, 2018) e Native Realm.

Escrita por Milosz durante o seu exílio em Paris e publicada em 1953, A Mente Aprisionada é uma obra fundamental e um clássico no estudo do totalitarismo.

Através de pequenas narrativas biográficas de intelectuais polacos e sua relação com o regime comunista em vigor, Milosz descreve o completo domínio social que este exerceu à época, ao subjugar o espírito e as ideias por meio da transmissão orgânica de um pensamento único. Milosz ilumina e resume essa Visão do Mundo e a obediência ao seu Método sedutor e persuasivo num conjunto de textos inovadores, à época polémicos, que anteciparam dissidências e denúncias do estalinismo.

O estilo narrativo único, incisivo e sardónico, erudito e eloquente, que conjuga reflexão filosófica e política com descrição biográfica quase ficcional, faz de A Mente Aprisionada uma obra única e incontornável da literatura ensaística, e um dos livros mais influentes e inspiradores alguma vez escritos sobre o tema.

fonte: https://www.wook.pt/livro/a-mente-aprisionada-czeslaw-milosz/21602649?srsltid=AfmBOoqiHmRpmKnjdu0iQhDIM11KC6iXtHvX6XHQVM4a46tBCGwXFd9G

domingo, 18 de agosto de 2024

Feira do Livro Porto 2024

 

A Feira do Livro do Porto está de volta para mais uma edição imperdível, celebrando a literatura e a cultura literária nos emblemáticos Jardins do Palácio de Cristal. Organizado pela Câmara Municipal, este evento literário tradicional remonta ao início do século XX, com raízes na antiga Semana do Livro, realizada na Praça da Liberdade.

Datas: 23 de agosto a 8 de setembro de 2024

Local: Jardins do Palácio de Cristal, R. de Dom Manuel II

Entrada: Gratuita

Programa


segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Eugénio de Andrade

No dia em que o poeta faria 101 anos, a Câmara do Porto abriu a casa da Foz do Douro para lançar a Biblioteca Digital Eugénio de Andrade e anunciar que será ele o autor homenageado na Feira do Livro. 

fonte: https://www.publico.pt/2024/01/19/culturaipsilon/noticia/morada-eugenio-andrade-reabre-junho-casa-poesia-2077504

A obra de Eugénio de Andrade é um pilar fundamental da poesia portuguesa contemporânea. Os seus poemas, marcados pela clareza e beleza das imagens, exploram temas como a natureza, a infância e o amor. A Feira do Livro do Porto oferece uma plataforma para redescobrir a profundidade e a simplicidade da sua poesia, inspirando novas gerações de leitores e escritores.

Eugénio de Andrade foi amplamente reconhecido tanto em Portugal quanto no estrangeiro. O seu prémio mais notável, o Prémio Camões, foi-lhe atribuído em 2001, consolidando a sua posição como um dos grandes nomes da literatura lusófona. A feira celebra não apenas a sua obra, mas também o seu impacto duradouro na cultura literária.

fonte: https://agendaculturalporto.org/eventos/feira-do-livro-porto-2024/

A Biblioteca Digital Eugénio de Andrade é uma iniciativa colaborativa dos municípios do Fundão e Porto – territórios de nascimento e de vida do Poeta. Esta plataforma inédita disponibiliza online os importantes espólios de Eugénio de Andrade, propriedade das respetivas Bibliotecas Municipais, permitindo o acesso a uma vasta coleção de manuscritos, fotografias, objetos artísticos e outros documentos relacionados com a sua vida e obra.

Para saber mais

Bibliografia do autor.

II Jornada do Grupo de Pesquisa Literatura Juvenil: questões teóricas e práticas de leitura

 

  • Evento online, com transmissão ao vivo pelo canal: https://www.youtube.com/@literaturapucsp

  • Para efetuar a inscrição, basta preencher o formulário: https://forms.gle/g6sEnmBWb4tN3AA56
  • Horário: 19h00 às 21h00
  • (Horário de S. Paulo - Brasil)

Programação: 

  • (Horário de Portugal)

12 de agosto – 23h às 00h40 (13 de agosto)

23h – 23h20: A materialidade nas narrativas juvenis (Diana Navas)

23h20 – 23h40: Subversão dos mecanismos estruturais do livro em Bibi, De Novo e O, de Gustavo Piqueira (Carmen Pimentel)

23h40 – 00h (13 de agosto) : Uma análise (não autorizada) de Lemony Snicket: ironias, transgressões e intrusões nas narrativas para jovens (Luara Almeida)

00h – 00h20: Possibilidades narrativas e poéticas entre texto e imagem no livro Grão de arroz, de Aline Abreu (Luísa Setton)

00h20 – 00h40: Intertextualidade intergêneros no livro Moletom, de Júlio Azevedo: narrativas juvenis escritas por jovens autores (Gil Sales)

00h40 – 01h - Debate

                                                 13 de agosto – 23h às 01h (14 de agosto)

23h – 23h20: As temáticas ecológicas e fraturantes em Árvore Inexplicável, de Carol Chiovatto (Patrícia Bergamaschi)

23h20 – 23h40: Cai na Real, Irmãs Brown: a representação afetiva das minorias na obra de Talia Hibbert (Helen Couto)

23h40 – 00h (14 de agosto)Clássico da literatura para crianças grandes e pequenas: fraturações do "eu" em O menino do dedo verde, de Maurice Druon (Rodrigo Sbardelini)

00h – 00h20: Saberes populares e discurso poético em Pés Descalços, de Penélope Martins (Gabriela Romeu)

00h20 – 00h40: Pelos olhos de Marjane: a repressão e o processo da perda dos direitos das mulheres em Persépolis (Laís Sauerbronn)

00h40 – 01h: Debate

14 de agosto – 23h às 01h (15 de agosto)

23h – 23h20: A criança na era vitoriana: a representação da infância nas obras de Charles Dickens (Maria Victória Seixas)

23h20 – 23h40: Vozes da resistência-Arquitetando a formação do leitor literário juvenil por meio da obra o grito do Hip Hop de Luiz Puntel (Sandra Mello)

23h40 – 00h (15 de agosto)A narrativa potente, ritmada e transformadora em Controle, de Natália Borges Polesso (Anna Maria Mello)

00h – 00h20: O que os jovens leem e porque leem: apontamentos sobre os hábitos de leitura de jovens da Zona Leste de São Paulo (Evandro Fantoni)

00h20 – 00h40: Plataforma Ciência Aberta e a formação do leitor literário juvenil (Paula Pagú)

00h40 – 01h  - Debate

  • Redes sociais para acompanhar as novidades:
    • Instagram do Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP: https://www.instagram.com/literaturapucsp
    • Instagram do Grupo de Pesquisa Literatura Juvenil: questões teóricas e práticas de leitura:  https://www.instagram.com/gplij.pucsp
    • Facebook- https://www.facebook.com/literaturapucsp/

Dia Internacional da Juventude

 

Dia Internacional da Juventude 2024 "Dos cliques ao progresso: caminhos digitais da juventude para o desenvolvimento sustentável".

Este dia especial celebra o poder e o potencial dos jovens, destacando a sua importância para a sociedade e para o desenvolvimento global. Ao longo das últimas duas décadas as comemorações anuais abordaram uma variedade de temas relevantes para a juventude, como a segurança alimentar, a saúde mental, a solidariedade intergeracional e as competências ecológicas. Essas celebrações sublinham a ligação essencial entre a juventude e o desenvolvimento sustentável.
Em 2024, o tema escolhido para o Dia Internacional da Juventude é “Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável”. Este tema reflete a importância da tecnologia e das plataformas digitais como ferramentas poderosas para que os jovens contribuam para um futuro mais sustentável.
fonte: https://www.dge.mec.pt/noticias/dia-internacional-da-juventude-celebrar-o-potencial-e-o-papel-crucial-dos-jovens

Para mais informação seguir o link.




A UN DESA, juntamente com os parceiros, coordena uma série de produtos para comemorar oficialmente o Dia. Isso inclui:
  • Infográficos de estudo de caso: o produto oficial de comemoração do Dia Internacional da Juventude de 2024, apresentando uma coleção de soluções digitais para jovens e iniciativas inovadoras destinadas a acelerar a implementação dos ODS.
  • Questionários on-line interativos: ferramentas de aprendizagem projetadas para aprimorar o conhecimento e a compreensão de como as tecnologias digitais contribuem para o avanço dos ODS.
  • Social Media Toolkit: Recursos de mídia social que amplificam a mensagem do Dia Internacional da Juventude e seu tema de 2024 com mensagens-chave, dados e insights. Ele fornecerá ativos visuais para download, encorajando indivíduos a celebrar o dia dentro de suas comunidades e funções.
Aceder ao mural sobre Soluções Digitais com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável.

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/UN4Youth
https://x.com/UNDESA
https://www.instagram.com/UN4Youth/

Conclusões:

A juventude e a utilização da Internet
  • 79% de jovens utilizam a Internet comparativamente a 65% da restante população global. fonte: https://www.itu.int/itu-d/reports/statistics/facts-figures-2023/
  • Em África, encontram-se as maiores diferenças na utilização da internet: 53% dos jovens usam a Internet comparativamente a 33% do resto da população em 2023. fonte: https://www.itu.int/itu-d/reports/statistics/facts-figures-2023/
  • 45% dos jovens em países de baixos rendimentos usam a Internet comparativamente a 23% da restante população. fonte: https://www.itu.int/itu-d/reports/statistics/facts-figures-2023/ 
  • Em 2020, 71% da juventude mundial usava a Internet. Este número cresceu para 79% em 2023, mostrando um incremento de 8% em quatro anos. fonte: ITU Facts and Figures 2020 and 2023
  • A paridade digital de género melhorou nos Estados Árabes, passando de uma pontuação de 0,79 para 0,87, marcando um forte progresso em cinco anos. Fonte: UIT Facts and Numbers Series: https://www.itu.int/en/ITU-D/Statistics/Pages/facts/default.aspx
  • Organizar e promover oportunidades relacionadas com as TIC para um envolvimento significativo dos jovens; expandir as oportunidades educativas para as competências digitais; incorporar jovens líderes em Tecnologias de Informação e Comunicação nos espaços de decisão existentes. Todas estas ações e muito mais podem ajudar-nos a eliminar a exclusão digital dos jovens. Veja como a UIT está a trabalhar para acabar com a exclusão digital da juventude aqui: https://www.itu.int/en/ITU-D/Digital-Inclusion/Pages/youth/default.aspx
  • De acordo com o relatório da UNICEF, “a expansão significativa do acesso à Internet é vital para garantir que todas as crianças e jovens aprendem e adquirem os conhecimentos e competências de que necessitam para apoiar um futuro sustentável”fonte: UNICEF https://data.unicef.org/resources/children-and-young-people-internet-access-at-home-during-covid19/

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Um grou para Sadako

 

Assinalando mais um aniversário do lançamento da bomba atómica em Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, para memória futura, a história de Sadako e o testemunho de sobreviventes.

Um grou para Sadako 

A 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram uma bomba atómica sobre Hiroshima, no Japão. Foi a primeira bomba atómica usada contra pessoas. Três dias mais tarde, foi lançada uma segunda bomba sobre Nagasaki. Pensa-se que morreram cerca de 250.000 pessoas e que 100.000 ficaram feridas. Muitos dos que sobreviveram às queimaduras do clarão continuaram a morrer da doença da radiação atómica durante muitos anos após a Segunda Guerra Mundial.

Um pouco por todo o mundo, as pessoas souberam do sofrimento terrível causado por este tipo de bomba, que podia destruir uma cidade inteira num simples clarão de luz. E muitos ficaram comovidos com a história de Sadako Sasaki, que tinha menos de dois anos de idade quando a bomba caiu sobre Hiroshima. Tanto ela como a maior parte da sua família sobreviveram. Contudo, dez anos mais tarde, dado que tinha sido exposta a radiações, a menina foi atingida por leucemia.

No Japão, o grou é o símbolo de uma vida longa e diz-se que, se dobrarmos mil grous de papel, nos será concedido o dom da saúde.

Sadako dobrou mil grous, até mais.

fonte: https://contadoresdestorias.wordpress.com/





Grou Japonês ou Tsuru: simbologias
fonte: https://www.dicionariodesimbolos.com.br/grou-japones-tsuru-simbologia/





quarta-feira, 3 de julho de 2024

Cientificamente Provável

Dinamizadas várias sessões do Workshop intitulado "A importância da lavagem das mãos" pela Professora Doutora Isabel Miranda da Unidade de investigação Cardiovascular (UniC) da Faculdades de Medicina da Universidade do Porto.
Como exemplo, apresentam-se, abaixo, os resultados obtidos na turma 10CT3 e respetivos gráficos ilustrativos.
As atividades envolveram as turmas de 10.º ano CT1; CT2; CT3 e CT4 e os docentes Fernanda Costa, Luís Xavier, Amélia Cardoso e Manuela Pinto.
As turmas 12.º CT2 e 12.º CT3, com a docente Jacinta Moreira, participaram na atividade "Diabetes – porque surge e como evitar”, dinamizada pela investigadora Dr.ª Carla Araújo (UniC).
                                                                                         


Projeto Cientificamente Provável
Paceria com a UnIC - FMUP
7 de março de 2024
10ºCT3Número de unidades formadoras de colónias
N.º do alunoAntes da lavagem das mãosDepois da lavagem das mãos
1
34932
49128
511261
66645
810030
9
108879
1111035
142842
159828
173540
181318
194538
204679
211927
226254
238036
2480114
257629
26789
Soma1276824
Média67,243,4