No âmbito da disciplina de Filosofia, e em colaboração com a nossa Biblioteca, pois a atividade está integrada no Programa Cientificamente Provável, uma iniciativa que promove parcerias entre Bibliotecas de Escolas Básicas e Secundárias e Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior, realizou-se no dia 21 de janeiro, no auditório pequeno da nossa escola, uma conferência subordinada à temática da Ciência e do trabalho científico.
Orientada para a questão “Em que sentido os sistemas de Inteligência Artificial podem ser cientistas, especialistas e ter autoridade epistémica?” e tendo como orador o professor Domingos Faria, da Faculdade de Letras, da Universidade do Porto, a conferência centrou-se na problematização do papel da Inteligência Artificial na Ciência e na procura de conhecimento.
Os alunos participaram ativamente, colocando questões e discordando várias vezes da tese defendida pelo orador. Sentiram-se desafiados e responderam com espírito crítico e com vontade de aprender.
Foi um encontro de perspetivas e de filosofia aplicada à prática. Apesar de partir da temática da Ciência, a intervenção do professor Domingos Faria foi direcionada para um tópico central no mundo de hoje: o papel da IA.










0 comments:
Enviar um comentário