Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis

Vista aérea do atual edifício, numa imagem captada em 1968.

Sede do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis

Em 2013/2014 a Escola Secundária passou a sede de Agrupamento, agregando a Escola Básica Irene Lisboa, a Escola Básica Constituição e a Escola Básica Bom Pastor.

Recreio interior da escola

Escultura de Irene Vilar (1930-2008) - Escultora, pintora e medalhista.

BE/CRE

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos

Carolina Wilhelma Michaëlis de Vasconcelos (1851-1925)

Dedicou-se à família e aos amigos e soube inserir-se, como cidadã ativa na sociedade do seu tempo, designadamente através dos esforços desenvolvidos em prol da instrução da mulher e da criança

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Concurso Escolar Nacional de Leitura “Vale a Pena Ler!”

 

É com muito prazer que a Fundação Jorge Álvares anuncia o lançamento do Concurso Escolar Nacional de Leitura “Vale a Pena Ler!”, destinado a alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Esta iniciativa é uma oportunidade única para estimular o gosto pela leitura, a expressão criativa e a divulgação literária.

O concurso baseia-se nos quatro livros da Coleção “Portugueses no Oriente” (e-Books), da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada — 

  • “Camões no Oriente” 
  • “Encontros na Cidade Proibida”,
  • “Navio Mistério - A Nau do Trato” e
  • “Missão Impossível”

 — todos editados pela Fundação Jorge Álvares e disponíveis na Biblioteca Digital da Fundação Jorge Álvares, podendo ser descarregados gratuitamente em formato PDF, EPUB ou MOBI.

Os alunos são desafiados a escolher uma das referidas obras e a realizar um trabalho individual, em formato vídeo ou podcast, com duração máxima de 6 minutos, no contexto escolar e com acompanhamento de um(a) professor(a) responsável.

A edição de 2026 está aberta a escolas de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com submissão digital dos trabalhos através da Biblioteca Digital da Fundação Jorge Álvares. O período de candidaturas decorre entre 15 de março e 23 de abril de 2026, antecedendo a Semana da Leitura e encerrando no Dia Mundial do Livro.

Informamos ainda que a Biblioteca Digital da Fundação Jorge Álvares foi recentemente atualizada, contando agora com nova interface gráfica, reorganização funcional e destaque para novidades editoriais, tornando a plataforma mais clara e dinâmica para alunos e professores.

O novo livro digital “Camões no Oriente”, inserido em dezembro de 2025 na Biblioteca Digital, integra a Coleção do Concurso e permite aos alunos conhecer episódios da vida de Luís de Camões na Índia, Macau e China do século XVI, combinando narrativa de aventura com informação histórica.

Para mais informações sobre o regulamento e inscrição, consulte a página do concurso: Concurso de Leitura “Vale a pena ler!”.

Para saber mais 

Regulamento do concurso

Biblioteca Digital


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Cinema na Biblioteca - Semana dos afetos

 

Propostas do Plano Nacional de Cinema para a Semana dos Afetos.

À semelhança de anos anteriores, o PNC propõe às escolas celebrar os afetos através de diferentes narrativas cinematográficas. Neste ano vamos conhecer melhor a estética e a emotividade das propostas dos realizadores japoneses Mamoru Hosoda e Makoto Shinkai e mergulhar em temas de afeto e amor, sacrifício e força da natureza, como só o cinema japonês consegue retratar.

Embora seja uma releitura de "A Bela e o Monstro", o filme Belle aborda sentimentos de empatia e afeto, no mundo virtual e no real. A protagonista, Suzu, é uma adolescente em sofrimento pela dor da morte da mãe. No filme, o afeto não é apenas romântico; os sentimentos e o amor pelos outros são as forças que permitem a Suzu encontrar-se superar o luto. Belle é um belo filme de animação sobre essa possibilidade de superar traumas, recuperar a autoestima e melhorar a relação com o mundo através dos afetos.

No filme O Tempo Contigo, o romance, a fantasia e a ligação emocional entre os protagonistas são elementos marcantes. Hodaka é um jovem que vai para Tóquio e aí encontra Hina, uma rapariga que tem o poder de fazer parar a chuva. Hodaka e Hina desenvolvem uma relação emocional e através da sua história aprendemos que os laços humanos e os sentimentos são elementos fundamentais para a sobrevivência de um ser humano.





segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Palavras que abraçam

E se os afetos falassem?

A partir da próxima sexta-feira, a biblioteca gostaria de expor textos sobre os afetos.
É apenas um convite para escreveres algo que sintas ou que gostes. Podes usar um pseudónimo.
Se quiseres, participa.

Podes escrever sobre:
– Alguém importante para ti;
– Um momento que te marcou;
– Algo que gostavas de dizer, mas nunca disseste;
– Uma frase de um livro que te fez sentir ...

Escreve livremente, assina com um pseudónimo
e deposita o teu texto na caixa que se encontra no balcão da biblioteca.

As palavras também sentem. Partilha as tuas!

Encontram-se expostos na estante "Destaques", à entrada da biblioteca escolar, vários títulos do fundo documental, que poderão ser boas propostas de leitura para te ajudar nessa tarefa.

Boas Leituras ... com afeto.



segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

“Em que sentido os sistemas de Inteligência Artificial podem ser cientistas, especialistas e ter autoridade epistémica?”

No âmbito da disciplina de Filosofia, e em colaboração com a nossa Biblioteca, pois a atividade está integrada no Programa Cientificamente Provável, uma iniciativa que promove parcerias entre Bibliotecas de Escolas Básicas e Secundárias e Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior, realizou-se no dia 21 de janeiro, no auditório pequeno da nossa escola, uma conferência subordinada à temática da Ciência e do trabalho científico.

Orientada para a questão “Em que sentido os sistemas de Inteligência Artificial podem ser cientistas, especialistas e ter autoridade epistémica?” e tendo como orador o professor Domingos Faria, da Faculdade de Letras, da Universidade do Porto, a conferência centrou-se na problematização do papel da Inteligência Artificial na Ciência e na procura de conhecimento.

Os alunos participaram ativamente, colocando questões e discordando várias vezes da tese defendida pelo orador. Sentiram-se desafiados e responderam com espírito crítico e com vontade de aprender.

Foi um encontro de perspetivas e de filosofia aplicada à prática. Apesar de partir da temática da Ciência, a intervenção do professor Domingos Faria foi direcionada para um tópico central no mundo de hoje: o papel da IA.


 
 
 


segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

📘 Clube de Leitura "Carolina a Ler" — Sessão 7: e desta vez, a nau do trato - Turma 9Ac

02/02/2026 - 09h05 - Turma 9Ac | Docente de Português: Anabela Ferreira
Uma viagem literária pelo mar português do século XVI, explorando aventuras, relações comerciais, perigos oceânicos e mistérios que marcaram a expansão marítima.
Enquadra-se no tema do Clube: percursos, caminhos e viagens — desta vez, o “caminho” é marítimo.

Nesta edição do Clube de Leitura, juntamos também o 9.º Ac, que embarca na leitura de O Navio Mistério: A Nau do Trato. Uma obra que nos leva a navegar pelos mares da expansão portuguesa, seguindo pistas, enigmas e escolhas que marcaram a vida dos navegadores e comerciantes do século XVI. Tal como as viagens anteriores, também esta nos mostra que cada percurso — seja por terra, estrada ou mar — revela um modo de conhecer o mundo e de nos conhecermos a nós mesmos.

A ideia base do Clube é: viagens, caminhos e descobertas — e aqui:

  • No Feiticeiro de Oz, o caminho é literal e simbólico.
  • Na Volta ao Mundo na Mota do Meu Pai, o caminho é geográfico e emocional.
  • Em Missão Impossível, o percurso é de investigação e cooperação.
  • Agora, em O Navio Mistério, o caminho é marítimo e histórico.

“Com o 9.º Ac, o Clube atravessa mares de aventura: uma leitura que nos dá a descobrir a História através de mistérios, viagens e rotas comerciais que unem o passado ao presente.”

Ver apresentação