Raquel Ramos escreveu "Volta ao mundo na mota do meu pai" que serviu de pretexto para mais uma sessão do Clube de Leitura "Carolina a Ler".
Navegando pela internet, em busca de informação sobre o livro, antes mesmo de ser lido, descobrimos:
🕰️ Contexto histórico no livro
O protagonista, Leonardo, tinha 12 anos em abril de 1974 — altura em que o regime autoritário do Estado Novo ainda vigorava.
A narrativa ilustra a vida numa aldeia isolada, marcada por silêncios, segredos e incertezas: a família do protagonista lida com o medo, o desejo de emigrar, contrabando e tensões sociais, reflexos da situação política e social do país na véspera da Revolução.
O enredo convida o leitor a “dar uma volta ao mundo” simbólica com a ideia de despertar consciências, de mudança e de liberdade, num país às voltas com a opressão política.
O facto de o protagonista viver em 1974, e a história desenrolar-se “antes da Revolução dos Cravos”, torna o livro uma boa porta de entrada para discutir com os alunos o contexto histórico português — ditadura, censura, injustiças sociais, e o desejo de liberdade que culminou em abril de 1974. Isso permite combinar a leitura literária com a compreensão histórica e cidadania.
05/12/2025 - 10h15 - Turma 8Dc | Docente de Português: Rute Gonçalves










0 comments:
Enviar um comentário