domingo, 30 de março de 2025

Semana da Leitura 2025 – Camilo Castelo Branco: Coração, Cabeça e Estômago na Literatura


No ano em que se assinala o II Centenário do nascimento de Camilo Castelo Branco (1825-1890), a Biblioteca Escolar junta-se à celebração deste vulto incontornável da literatura portuguesa, integrando as suas obras na programação da Semana da Leitura 2025. Sob o título "Coração, Cabeça e Estômago", evocamos a genialidade de um escritor que, com paixão e ironia, nos deixou um legado literário rico e intemporal.

Camilo Castelo Branco foi um mestre na arte da escrita, capaz de fundir tragédia, romantismo e crítica social em narrativas envolventes. A sua obra mais conhecida, Amor de Perdição, uma das grandes histórias de amor e destino da nossa literatura, servirá de ponto de partida para uma leitura especial na Biblioteca Escolar. Alunos das turmas 11CT3 e 11SE1, acompanhados das professoras de Português e de Filosofia, M. João Torrão e Vera Barbosa, darão voz às apaixonadas cartas trocadas por Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, personagens que simbolizam a intensidade e o drama do amor absoluto. A Beatriz Barbosa, a Matilde Cunha e o Martim Rodrigues, do 11SE, e o Martim Silva, do 11CT3 dão voz a Teresa e Simão.

Importa referir que, ainda em fevereiro, durante a Semana dos Afetos (Dia dos Namorados), Camilo Castelo Branco já havia sido evidenciado e assinalado o centenário do seu nascimento. Nessa ocasião, uma aluna de 9.º ano leu “12 Casamentos Felizes e produziu um texto que foi publicado para marcar essas datas comemorativas.

Para além desta obra icónica, Camilo deixou-nos um vasto conjunto de romances, contos e crónicas que retratam a sociedade portuguesa do século XIX com humor e sensibilidade. Coração, Cabeça e Estômago, obra que inspira o tema das nossas comemorações, é um exemplo da sua mestria ao explorar as três forças que movem o ser humano: a emoção, a razão e os impulsos mais terrenos.

Convidamos todos os alunos a participarem ativamente nesta homenagem a Camilo Castelo Branco, redescobrindo a sua escrita vibrante e atual. Seja pela intensidade das suas paixões, pelo retrato crítico da sociedade ou pelo humor refinado que perpassa muitas das suas obras, a leitura de Camilo continua a ser uma experiência enriquecedora e surpreendente.

Junta-te a nós nesta viagem literária e deixa-te cativar pelo universo camiliano!

 


notícias relacionadas:

0 comments:

Enviar um comentário