quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

O Lobo, a Menina e o Caçador

 

Num cenário de floresta, uma instalação, dois espetáculos e uma oficina exploram questões ligadas à empatia, à diferença e à amizade.

Na chegada ao Teatro Campo Alegre, entramos numa floresta que o Daniel Moreira e a Rita Castro Neves imaginaram. Esta floresta esconde surpresas e convida à brincadeira. Depois, abrem-se as cortinas…

O Lobo, A Menina e o Caçador, a ópera que o Teatro Municipal do Porto apresenta para os mais pequeninos, tem música de Vasco Mendonça e libreto de Gonçalo M. Tavares. Nesta história, o escritor inverte a perspetiva das personagens do conto clássico “O Capuchinho Vermelho” - é que nem tudo é o que parece!

Para saber mais.

BREVE INTRODUÇÃO

E se a floresta não for exatamente o que parece? Talvez aqueles que parecem amáveis sejam apenas tolos. E talvez aqueles que parecem perigosos afinal não sejam assim tão perigosos. Desonesto e ganancioso: é assim que conhecemos o lobo, nos contos de fadas que nos contam. Mas, e se o lobo for só incompreendido? E se olharmos pelo seu ponto de vista? Aquele incidente com a Capuchinho Vermelho, aquela cena à porta dos porquinhos: nada é tão simples como pensamos. Por uma série de mal-entendidos, preconceitos, azar e coincidências bizarras, o lobo foi retratado como o vilão. É mais do que tempo de restaurar a sua honra. Ao inverter radicalmente a perspetiva existente sobre o papel do lobo, este espetáculo abre um espaço para a necessidade de empatia e tolerância na nossa sociedade atual. — Vasco Mendonça

FICHA ARTÍSTICA

Música Vasco Mendonça

Libreto Gonçalo M. Tavares

Encenação Inne Goris

Cenografia e desenho de luz set design and lighting Stef Stessel

Figurinos costumes Lotte Boonstra

Video Coen Bouman

Soprano Lara Rainho

Mezzo soprano Mariana de Sousa

Contratenor Arthur Filimon

Percussão percussion Frank Van Eycken (Spectra Ensemble)

Guitarra elétrica electric guitar Nico Couck

Clarinete clarinet Yuko Fukumae

Violoncelo cello Seraphine Stragier

Encomenda comissioned by Teatro Municipal do Porto, Dutch Nationale Opera, LOD muziektheater, Teatro Luís de Camões

Coprodução co-production Cineteatro Louletano, Philharmonie Luxembourg, Spectra Ensemble  


0 comments:

Enviar um comentário