Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis

Vista aérea do atual edifício, numa imagem captada em 1968.

Sede do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis

Em 2013/2014 a Escola Secundária passou a sede de Agrupamento, agregando a Escola Básica Irene Lisboa, a Escola Básica Constituição e a Escola Básica Bom Pastor.

Recreio interior da escola

Escultura de Irene Vilar (1930-2008) - Escultora, pintora e medalhista.

BE/CRE

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos

Carolina Wilhelma Michaëlis de Vasconcelos (1851-1925)

Dedicou-se à família e aos amigos e soube inserir-se, como cidadã ativa na sociedade do seu tempo, designadamente através dos esforços desenvolvidos em prol da instrução da mulher e da criança

domingo, 27 de outubro de 2019

Dia Nacional da Biblioteca Escolar

Assinala-se a 28 de outubro de 2019 o Dia Nacional da Biblioteca Escolar.
Na sequência das ações de formação realizadas na semana de 21 a 24 de outubro para o 1.º ciclo, realizam-se, a partir de 28 de outubro, ações de formação para o 2.º ciclo sobre "Plasticologia marinha" dinamizadas por formadores do Oceanário de Lisboa. 
Preservar o ambiente é preservar a nossa casa comum, o Planeta Terra.
A propósito, sugere-se a leitura do texto de Ricardo Alberty "A casa feita de sonho ":



A casa feita de sonho 
Leve como uma pluma,
alta como uma torre,
quente como um ninho
e doce como o mel,
assim imaginei
desde pequeno
a minha casa…
Mais tarde, quando me encontrei só no mundo, como não tinha dinheiro, resolvi construí-la com as próprias mãos. Fiz primeiro a minha casa de papel, que é um material barato. 
E assim que ficou pronta, vieram todos os ventos da Terra e levaram a minha casa de papel, leve como uma pluma… 
Fiquei sem casa, mas não desisti. E fiz a minha casa à beira-mar, com areia da praia, que é um material barato. 
Mal estava pronta, vieram todas as marés do mundo e levaram a minha casa de areia, alta como uma torre… 
Deu-me vontade de desistir, mas eu precisava de uma casa, e sobretudo não podia abandonar o meu sonho. 
E resolvi fazer a minha casa de madeira, que é um material barato. Cortei-a dos bosques, com as próprias mãos! Ficou linda!… Escondida entre a folhagem… 
Mas ainda mal a tinha acabado, vieram todos os fogos do céu e queimaram a minha casa de madeira, quente como um ninho… Chorei sobre as cinzas, como se chora uma pessoa querida que morreu. 
Mas, mesmo assim, não desisti. E resolvi fazer a minha casa de açúcar… 
Mas o açúcar não é um material barato! Pois não… 
Mas eu precisava de uma casa, e sobretudo, não podia abandonar o meu sonho. 
Trabalhei, lutei, passei fome, para juntar o açúcar suficiente… 
E quando a minha casa estava pronta — eram de açúcar as paredes, o chão, o tecto, os móveis, as portas e as janelas — vieram todos os bichos da Terra e devoraram a minha casa de açúcar, doce como o mel… 
Fiquei sem casa. E desisti de construí-la com as próprias mãos… 
Perguntam-me onde moro… Onde moro eu? Sei lá!… Vou pelo mundo, aqui, além, no bosque, à beira-mar… Perguntam-me se não tenho casa… Tenho, sim! Eu podia lá abandonar o meu sonho!… 
Resolvi imaginá-la. Num sítio onde não chega o vento, nem o mar, nem o fogo, nem os bichos da Terra. 
Fiz a minha casa com o meu próprio sonho. Ficou linda! 
Leve como uma pluma, alta como uma torre, quente como um ninho e doce como o mel… 
Ricardo Alberty
A casa feita de sonho 
Melhoramentos de Portugal, 1991




sábado, 19 de outubro de 2019

Colóquio Ajudaris 2019

No Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett realizou-se mais um colóquio Ler e Ser, com excelentes oradores.
Algumas imagens ilustrativas do evento.




quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Formação de utilizadores da Biblioteca Escolar

Nas datas e horários agendados, as turmas de 5.º e 10.º anos, acompanhadas dos respetivos docentes, são recebidas na biblioteca escolar para uma sessão de formação de utilizadores:

Regulamento da Biblioteca Escolar;

Apresentação dos sítios web da biblioteca escolar;

Inscrição como utilizadores da biblioteca.
Ficha de apresentação da biblioteca Escolar

domingo, 13 de outubro de 2019

Media@ção - concurso 2020

Com o tema:  Media, desinformação e desenvolvimento sustentável, está disponível a 3.ª edição do Media@ção - concurso 2020.
Pretende-se que os trabalhos relacionem o uso dos media e o atual problema da desinformação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n.º 5 (Igualdade de Género), n.º 13 (Ação Climática) ou n.º 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), a saber, que relacionem os media e a desinformação com problemas de igualdade/ violência de género, questões ambientais ou formas várias do designado discurso de ódio. Para saber mais

Concurso Nacional de Leitura - 14ª Edição – 2019-2020

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.
Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo de quatro fases consecutivas.
Para saber mais.

LITERACIA 3Di - Campeonato Nacional de Literacia - Porto Editora

A LITERACIA 3Di - Campeonato Nacional de Literacia é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora que consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em quatro dimensões do saber: Matemática, Ciência, Leitura e Inglês. Para saber mais

"Conta-nos uma História" 2019-2020 | concurso

Esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo. Pretende-se também contribuir para a definição de ações estratégicas de ensino, promotoras de situações de aprendizagem significativa. Para saber mais

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Biblioteca Solidária "Ajudaris às sextas"

Serão de contos
Azenha conta histórias”,

com Cândida da Luz e Virgínia Millefiori com o tema “Alimentação Saudável” , no dia 11 de outubro, pelas 21.30horas, no CSA – Centro Solidário da Ajudaris.

Para saber mais ver ficha de inscrição.


quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Projeto Navegar com a Biblioteca Escolar

Entre 2019 e 2022 comemoram-se os 500 anos da viagem de circum-navegação comandada por Fernão de Magalhães. A RBE faz parte deste movimento com o projeto Navegar com a Biblioteca Escolar, que tem como objetivo fundamental dar voz aos alunos, estimulando a sua curiosidade e convidando-os a produzir recursos no âmbito de seis grandes desafios explanados no documento orientador. 
Para saber mais 

Miúdos a votos 2019 - 2020

Para conhecer mais pormenores sobre esta iniciativas consultar informação aqui ver Regulamento e perguntas frequentes. Vamos participar?

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

O tema para o International School Library Month (ISLM) em 2019 é Let's Imagine, que traduzimos para Vamos imaginar. Baseia-se no tema da conferência de 2019 da IASL Convergência - Empoderamento - Transformação: Bibliotecas Escolares.
Este ano, a International Association of School Librarianship (IASL) convida os participantes a pensar e celebrar a ligação entre livros, leitura e bibliotecas escolares e a imaginação. Para saber mais.