O Dia do Duende celebra-se a 13 de maio.
A origem do dia do Duende é tão misteriosa como a criatura que lhe dá nome. Apesar de serem pequenos (são descritos como tendo entre 15 e 30 cm de altura), estes seres ganharam direito a um dia próprio com o passar dos anos, que se foi massificando graças à ação da internet.
Acredita-se que estes seres da mitologia europeia possuem potes de ouro que têm de ser dados a quem tem a sorte de encontrar um duende. Para encontrar um duende e o seu pote de ouro é preciso seguir o arco-íris. Segundo a lenda, o duende troca o seu pote de ouro pela sua liberdade.
Os duendes são descritos como seres minúsculos de cabeça em forma de cone, que atravessam paredes e que pregam partidas aos humanos, nas suas casas, partindo e mudando objetos de sítio. Na cultura popular são representados com a cor verde, com um chapéu e com um trevo de boa sorte na boca ou na roupa.
Uma sugestão para celebrar o dia do Duende é criar o próprio pote de ouro, começando a poupar dinheiro num frasco, que só deve ser aberto no Dia do Duende do ano seguinte. Também pode colocar um duende em boneco no jardim, ou dentro de casa, ou então usar uma peça de roupa com uma imagem de um duende.