Assinalando mais um aniversário do lançamento da bomba atómica em Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, para memória futura, a história de Sadako e o testemunho de sobreviventes.
Um grou para Sadako
A 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram uma bomba atómica sobre Hiroshima, no Japão. Foi a primeira bomba atómica usada contra pessoas. Três dias mais tarde, foi lançada uma segunda bomba sobre Nagasaki. Pensa-se que morreram cerca de 250.000 pessoas e que 100.000 ficaram feridas. Muitos dos que sobreviveram às queimaduras do clarão continuaram a morrer da doença da radiação atómica durante muitos anos após a Segunda Guerra Mundial.
Um pouco por todo o mundo, as pessoas souberam do sofrimento terrível causado por este tipo de bomba, que podia destruir uma cidade inteira num simples clarão de luz. E muitos ficaram comovidos com a história de Sadako Sasaki, que tinha menos de dois anos de idade quando a bomba caiu sobre Hiroshima. Tanto ela como a maior parte da sua família sobreviveram. Contudo, dez anos mais tarde, dado que tinha sido exposta a radiações, a menina foi atingida por leucemia.
No Japão, o grou é o símbolo de uma vida longa e diz-se que, se dobrarmos mil grous de papel, nos será concedido o dom da saúde.
Sadako dobrou mil grous, até mais.
fonte: https://contadoresdestorias.wordpress.com/
Grou Japonês ou Tsuru: simbologias
fonte: https://www.dicionariodesimbolos.com.br/grou-japones-tsuru-simbologia/
0 comments:
Enviar um comentário