Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis

Vista aérea do atual edifício, numa imagem captada em 1968.

Sede do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis

Em 2013/2014 a Escola Secundária passou a sede de Agrupamento, agregando a Escola Básica Irene Lisboa, a Escola Básica Constituição e a Escola Básica Bom Pastor.

Recreio interior da escola

Escultura de Irene Vilar (1930-2008) - Escultora, pintora e medalhista.

BE/CRE

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos

Carolina Wilhelma Michaëlis de Vasconcelos (1851-1925)

Dedicou-se à família e aos amigos e soube inserir-se, como cidadã ativa na sociedade do seu tempo, designadamente através dos esforços desenvolvidos em prol da instrução da mulher e da criança

terça-feira, 20 de junho de 2023

“O meu Porto é Património Mundial”

O Centro Histórico do Porto desenvolveu-se a partir de um pequeno núcleo situado no morro da Sé, com uma ocupação humana que remonta ao 1.º Milénio a.C. As sucessivas ocupações fizeram convergir os mais variados interesses sociais e económicos que foram ampliando e modificando a cidade.

Este lugar de grande valor estético, apresenta um tecido urbano de inúmeros edifícios históricos que testemunham o seu desenvolvimento ao longo de mais de mil anos. Obra-prima da criatividade humana, na articulação harmoniosa das ruas com o espaço envolvente, em especial com o rio Douro, Ponte Luís I e Vila Nova de Gaia, Mosteiro da Serra do Pilar apresenta uma unidade visual que lhe atribui um dos seus aspetos mais importantes, o cariz panorâmico. 

São estes valores excecionais, presentes neste espaço da cidade e a importância universal da conservação do Património Mundial, que justificaram a criação deste projeto.

Desta forma, o projeto pretendeu desenvolver métodos de ensino inovadores em prol da conservação do Património Mundial, permitindo que os alunos:

  • conheçam melhor os bens culturais e naturais de valor universal excecional inscritos na Lista do Património Mundial;
  • adquiram as competências necessárias para promover a conservação dos bens protegidos pela Convenção do Património Mundial da UNESCO;
  • formem novas atitudes e estabeleçam um compromisso permanente ao serviço da preservação do nosso Património Mundial, nacional e local para as gerações presentes e futuras.

Neste sentido, a participação no projeto Porto Património Mundial com a turma do 6ºA procurou sensibilizar e consciencializar os alunos para a importância da preservação do Centro Histórico do Porto enquanto sítio classificado pela UNESCO como património mundial.



O projeto desenvolveu-se através de quatro sessões continuadas: A 1ªsessão em sala de aula, desenvolvida por uma Assistente Técnica da Divisão Municipal de Museus, que deu a conhecer o significado, valor e diferentes tipos de património.

 Na 2ªsessão percorremos a pé, desde a Estação de S. Bento à Casa do Infante, identificando os locais mais característicos e as razões da classificação.

A 3ªsessão, efetuada com a equipa da SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana) no espaço Entre Quintas (espaço localizado entre a Casa Tait e a Extensão do Romantismo), visionaram-se filmes do “Patrimonito” explorando-se a diversidade e a necessidade de preservação do património.

Por fim, num 4º momento, na escola e em casa, os alunos efetuaram uma atividade prática que resultou na elaboração de um Jogo de Tabuleiro sobre a área classificada pela Unesco, em 1996, estimulando a criatividade, a aprendizagem e o conhecimento de detalhes sobre o Porto.

Todos os alunos da turma colaboraram na elaboração deste jogo de Tabuleiro, interiorizando o conceito de que o Património constitui o que temos de mais genuíno, caraterístico e importante no país.

É o resultado da vida de uma nação, daquilo que ela construiu, e que a identifica. São os monumentos, as praças, os edifícios, a gastronomia, as músicas, os livros ou as práticas de um povo, que constituem o Património.

Assim, sendo o Património a identidade de um povo, a sua alma e a sua voz; é essencial que o saibamos preservar, transmitir e perpetuar de geração em geração!

Porto, 20 de junho de 2023

As Docentes:

Filomena Sarmento

Dalila Possacos


 

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências

Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências

Sinopse

O que é que as ciências sabem sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita em português? Esta foi a pergunta que os editores do manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências colocaram a mais de 30 especialistas investigadores.

Esta publicação sintetiza as noções fundamentais sobre a alfabetização que um professor alfabetizador moderno deve conhecer; foca a literacia emergente, isto é, aquilo que as crianças podem descobrir sobre a escrita e a leitura antes de chegarem à escola; e discute as dificuldades e as perturbações na aprendizagem da leitura e da escrita.

Este manual é, por isso, uma fonte importante de atualização científica para os professores que ensinam a ler e a escrever, os professores do 1º ciclo, e para quem prepara essa aprendizagem, os educadores de infância. É também apropriado para estudantes do Ensino Superior, futuros professores, porque os coloca em contacto com um conjunto de descobertas científicas e conhecimento importantes para uma prática pedagógica fundamentada, destaca a relevância do conhecimento empírico e da sua permanente atualização e, através das sugestões pedagógicas e propostas de atividades, faz a ponte para o dia a dia na sala de aula.

O este manual corresponde à edição portuguesa do Manual do Curso ABC: Alfabetização Baseada em Ciência, publicado no Brasil.

Fonte: EDULOG 

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Preferências de leitura dos utilizadores da Biblioteca Escolar

Solicitamos aos nossos utilizadores o preenchimento do formulário abaixo, para que nos indicassem preferências de Leitura.

A pensar já no próximo ano letivo, recordando que setembro é o Mês da Alfabetização e Literacia, desafiamos os nossos utilizadores a sugerir uma atividade que entendessem pudesse promover a Literacia da Leitura.

Aguardamos as respostas de quantos entendam participar neste desafio.

O nosso agradecimento.

Foto de Jaredd Craig na Unsplash



 

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Posfácio das Carmelitas

 

Livraria Lello - Porto
Nos dias 3, 10 e 17 de junho de 2023, pelas 17h00, a Livraria Lello sai até à Rua das Carmelitas, carregada de livros e escritores, para celebrar o mês da cidade.
Depois do enorme sucesso da primeira edição em 2020, a Livraria Mais Bonita do Mundo retoma a iniciativa, trazendo as letras e os livros à rua, numa contribuição para a democratização da cultura. 

Livraria Lello recebe Richard Zimler

 

Capa livro Richard Zimler

A livraria Lello recebeu o escritor Richard Zimler.
Na escadaria da livraria Mais bonita do Mundo estão expostos trabalhos dos alunos da EB Constituição que pertence ao nosso agrupamento AE Carolina Michaëlis.

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Dia Mundial da Criança: Exposição na Livraria Lello

No âmbito do Dia Mundial da Criança a Livraria Lello e a Escola Básica Constituição juntaram-se para decorar o elemento mais icónico da Livraria, a sua escadaria, com desenhos feitos pelas crianças da EB Constituição, dos 3 aos 9 anos, inspirados em personagens de contos infantis e juvenis que nos permitem viajar até aos universos encantados das histórias para os mais novos.

Estes trabalhos estão em exposição na Livraria Lello até ao próximo domingo,  dia 4 de junho 2023, das 9h às 19h30.

Notícia Livraria Lello.




Escadas Livraria Lello - Exposição desenhos

Interior da Livraria Lello

Exposição desenhos alunos EB Constituição