Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis

Vista aérea do atual edifício, numa imagem captada em 1968.

Sede do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis

Em 2013/2014 a Escola Secundária passou a sede de Agrupamento, agregando a Escola Básica Irene Lisboa, a Escola Básica Constituição e a Escola Básica Bom Pastor.

Recreio interior da escola

Escultura de Irene Vilar (1930-2008) - Escultora, pintora e medalhista.

BE/CRE

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos

Carolina Wilhelma Michaëlis de Vasconcelos (1851-1925)

Dedicou-se à família e aos amigos e soube inserir-se, como cidadã ativa na sociedade do seu tempo, designadamente através dos esforços desenvolvidos em prol da instrução da mulher e da criança

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Cientificamente Provável - Biologia

 

Realização do Workshop "A importância da lavagem das mãos”, dinamizado pela Professora Doutora Isabel Miranda (UniC), inserido na temática Biodiversidade /Saúde /Cidadania, integrada nas disciplinas de Ciências e de Biologia.

Esta parceria do Centro de Investigação da Unidade Cardiovascular (FMUP) com a Biblioteca Escolar no âmbito do Projeto Cientificamente Provável proporcionou a replicação de várias sessões do workshop nas quais participaram as turmas: 7Ai; 7Bi; 7Ci; 7Ac; 7Bc; 7Cc; 7Dc e 10CT1, correspondente ao envolvimento de cerca de 170 alunos, das escolas EB Irene Lisboa e EBS Carolina Michaëlis e 4 professores, nomeadamente os docentes: Amélia Cardoso; Celeste Almeida; Fernanda Costa e José Félix.

Objetivos do Projeto Cientificamente Provável:

  • Promover a aproximação entre o ensino básico e secundário e o ensino superior, através das bibliotecas escolares.
  • Contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e para o desenvolvimento das suas competências de investigação, comunicação e literacia das áreas informação.
  • Proporcionar aos alunos o contacto com investigadores e práticas de investigação universitárias, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e para prosseguir estudos superiores nas dos seus interesses.
  • Mostrar que a lavagem adequada das mãos é fundamental para a redução da carga microbiana existente nas mãos e evitar infeções.

Descrição da atividade

“Qual a importância da lavagem das mãos”

Atividade laboratorial/demonstração numa atividade prático-laboratorial sobre a importância da lavagem das mãos promovendo a impressão da mão numa placa de agar antes e depois da lavagem das mãos, seguida de contagem de colónias de bactérias após três dias de incubação das placas.

Objetivos PE

  • A1 - Resultados Escolares
  • A2 - Ensino, aprendizagem e avaliação
  • B1 - Desenvolvimento pessoal e bem-estar das crianças e alunos
  • B3 - Projetos e Parcerias

Competências Perfil dos Alunos

  • Linguagens e Textos
  • Informação e Comunicação
  • Pensamento critico e pensamento criativo
  • Desenvolvimento pessoal e autonomia
  • Saber científico, técnico e/ou tecnológico

Avaliação

Muito positiva, quer a nível da consolidação das aprendizagens, quer em termos da saúde individual /comunitária. Este tema foi abordado no âmbito do PES. Em algumas turmas houve interdisciplinaridade com outras disciplinas, nomeadamente Matemática que utilizou este contexto para construção de gráficos e sua interpretação. Na turma 7DC este tema foi trabalhado num contexto de DAC, inserido no estudo da importância da água.

Instrumentos de avaliação:

  • Observação direta do desempenho dos alunos.
  • Em algumas turmas foi aplicada uma questão aula de natureza teórico prática sobre esta atividade experimental.

A leitura da edição digital do Jornal Público promoveu a escrita de textos de opinião de alguns alunos de 11.º ano. Orientados pela docente de Filosofia, Vera Barbosa, disponibilizaram algum do seu tempo para ler as notícias publicadas neste meio de comunicação diário e opinar sobre o assunto. O agrupamento de escola proporciona a leitura gratuita, assegurando a assinatura digital anual. Os textos agora publicados foram enviados para o concurso promovido pelo Jornal Público, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares. O texto da Leonor foi premiado e publicado nas páginas web da RBE, conforme noticiámos em devido tempo.
Mais uma forma de promover a leitura, contribuindo para o sucesso dos alunos.


quarta-feira, 18 de junho de 2025

Cientificamente Provável - Filosofia

 

No âmbito da 7ª edição do programa Cientificamente Provável, uma iniciativa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, a Escola Básica e Secundária Carolina Michaelis, através da sua biblioteca, que integra a Rede de Bibliotecas Escolares, desenvolveu algumas atividades que certamente contribuíram para “(…) o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens, proporcionando-lhes o contacto com investigadores e práticas de investigação, e assim motivando-os a aprofundarem os seus conhecimentos e prosseguirem estudos superiores nas áreas do seu interesse.”

Assim, as turmas de décimo primeiro ano da nossa escola puderam vivenciar, por exemplo, uma aula ao ar livre, nos jardins de Serralves, acerca do que é a ARTE.

E como não pensar a arte quando estamos em contacto com ela?

Como ignorar o belo ou não pensar em que é o belo?

Como ficar indiferente perante um professor universitário, que surge como uma autoridade máxima?

Mas os mesmos alunos, puderam também apresentar os seus trabalhos acerca do que é a arte ou daquelas que poderão ser as características distintivas dos objetos reconhecidos como arte, tendo como plateia um grupo de mestrandos da Faculdade de Letras, da Universidade do Porto.

Que desafio que foi! Saber que outros jovens, já formados, mas ainda em processo de conclusão dos seus estudos, os estariam a ouvir e aprender com eles. E, para a docente que participou neste projeto, fazer uma comunicação acerca de (in)disciplina, partindo da sua experiência e das observações realizadas em sala de aula com alunos já nascidos no século XXI e que exigem dos docentes abordagens e estratégias inovadoras e ajustáveis?

Foi um desafio e um momento gigante de partilha e de humildade! Tentar mostrar a importância do saber, mas também a importância do ser e do fazer que daí decorre. Defender que ensinar Filosofia é hoje muito mais do que ensinar teorias filosóficas. É desenvolver a “Clareza mental”, a liberdade de pensamento, a capacidade crítica, como os instrumentos que, num mundo dominado pela informação e pela tecnologia, nos poderão permitir tomar melhores decisões e termos ideias próprias.

Afirma Yuval Harari “No meio caótico da informação, ter clareza mental é ter poder”.

Este programa, que aproxima o ensino básico e o ensino secundário do ensino superior, que cria vivência muito enriquecedoras para os jovens e os põe em contacto com protagonistas universitários, foi uma oportunidade de partilha e de troca de conhecimentos e de experiências de que todos usufruíram.

Docente: Vera Barbosa