Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis

Vista aérea do atual edifício, numa imagem captada em 1968.

Sede do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis

Em 2013/2014 a Escola Secundária passou a sede de Agrupamento, agregando a Escola Básica Irene Lisboa, a Escola Básica Constituição e a Escola Básica Bom Pastor.

Recreio interior da escola

Escultura de Irene Vilar (1930-2008) - Escultora, pintora e medalhista.

BE/CRE

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos

Carolina Wilhelma Michaëlis de Vasconcelos (1851-1925)

Dedicou-se à família e aos amigos e soube inserir-se, como cidadã ativa na sociedade do seu tempo, designadamente através dos esforços desenvolvidos em prol da instrução da mulher e da criança

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

O que se conhece sobre a frequência da Biblioteca


Descobre os horários de maior frequência na nossa Biblioteca Escolar! Estes dados ajudam a compreender os momentos mais movimentados, para melhor planear a tua visita
.

Estes dados refletem a análise do registo de entradas e ajudam-nos a melhorar os serviços!

  • Frequência por Horário de Entrada: O intervalo de 20 minutos é o mais frequente, seguido pelo horário de 13h10-14h00, relacionado com horários de almoço, em que os utilizadores aproveitam para estudar ou realizar atividades breves.
Recomendação para os utilizadores: Planear a visita à biblioteca fora dos horários de pico, se possível, para usufruir de mais tranquilidade.


Qual o motivo para a Entrada na Biblioteca?

  • Motivos de Entrada na Biblioteca: O motivo mais comum é estudar em grupo, seguido pelo estudo individual e leitura silenciosa.
Recomendação para os utilizadores: Aproveitar as diferentes opções que a biblioteca oferece, desde jogos e oficinas até espaços dedicados ao estudo e leitura.

Como os Alunos Entram na Biblioteca?

A maioria dos alunos (40,4%) entra individualmente na biblioteca, por iniciativa própria, mas entradas em pares e grupos também são frequentes.

    • Individualmente, por iniciativa própria (40,4%)
    • Aos pares (26,7%)
    • Em grupos de 3 (11,2%)
  • Número de Pessoas por Entrada: A maioria entra individualmente, com pares sendo a segunda opção mais frequente.
Recomendação para os utilizadores: Planear visitas de acordo com o objetivo (individual ou grupo) e respeitar os espaços e dinâmicas do ambiente.



Qual a frequência da Biblioteca nos diversos dias da semana?


  • Frequência por Dia da Semana: As segundas (24,4%) e quintas-feiras (25,2%) apresentam os maiores fluxos, enquanto sextas-feiras têm menor frequência (11,9%).
Recomendações para os utilizadores: Aproveitar os dias de menor movimento, como sexta-feira, para realizar atividades que demandem mais concentração.


Qual a preferência por jogos?
  • Preferência por Jogos: Os jogos mais procurados são o xadrez (17,3%) e o Jenga (14,2%), enquanto damas têm menor adesão (4,2%)
Recomendações para os utilizadores: Explorar novos jogos e atividades oferecidos, como forma de lazer e interação.



fonte: Registos de entradas na Biblioteca da escola sede de setembro a dezembro de 2024.


domingo, 8 de dezembro de 2024

As Minhas Aventuras na República Portuguesa de Miguel Esteves Cardoso

Ao longo do ensino secundário, a disciplina de Português permitirá aos alunos não só consolidar as aprendizagens realizadas ao longo do ensino básico, mas também aprofundar os conhecimentos para um nível elevado de desempenho em domínios específicos como: a compreensão do oral, a expressão oral, a leitura, a educação literária, a expressão escrita e o conhecimento explícito sobre a língua.
 

As apresentações orais das leituras dos alunos de 10.º ano, no âmbito da disciplina de Português são excelentes recomendações de leitura, de alunos/as para os seus pares (e não apenas), a que a Biblioteca escolar se associa, promovendo a sua divulgação.

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Camões: Erros meus, má fortuna, amor ardente

 

No âmbito da disciplina de Português, a turma 9Dc visionou o filme de Leitão de Barros "Camões: erros meus, má fortuna, amor ardente" de Leitão de Barros, na biblioteca, acompanhada da docente de Português, Rute Gonçalves.
Conhecer a biografia do poeta, reconhecer poemas anteriormente estudados, será mais um pretexto, para assinalar o V Centenário deste autor português e divulgar/ promover a leitura da sua obra.

                   Erros meus, má fortuna, amor ardente

                            Erros meus, má fortuna, amor ardente                         Em minha perdição se conjuraram;                         Os erros e a fortuna sobejaram,                         Que pera mim bastava amor somente.                         Tudo passei; mas tenho tão presente                         A grande dor das cousas que passaram,                         Que as magoadas iras me ensinaram                         A não querer já nunca ser contente.                         Errei todo o discurso de meus anos;                         Dei causa [a] que a Fortuna castigasse                         As minhas mal fundadas esperanças.                         De amor não vi senão breves enganos.                         Oh! quem tanto pudesse, que fartasse                         Este meu duro Génio de vinganças!
                        Luís de Camões


domingo, 1 de dezembro de 2024

Charles Dickens (1812 – 1870)

 

Os romances de Dickens eram, entre outros aspetos, obras de crítica social. Nas suas narrativas são tecidos comentários ferozes a uma sociedade que permitia a pobreza extrema, as más condições de vida e de trabalho e a estratificação social abrupta da era vitoriana, a par de uma empatia solidária pelo homem comum e uma atitude cética em relação à alta sociedade.
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Dickens

 

Alguns títulos do autor:





sábado, 23 de novembro de 2024

Dia Nacional da Cultura Científica

 

Destaque de títulos relacionados com a Ciência e Tecnologia, na comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, assinalado a 24 de novembro de cada ano.
Instituído por Mariano Gago, então Ministro da Ciência, no dia de nascimento de António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho, professor e divulgador de ciência.

Realizou-se a Feira de Minerais, dinamizada por docentes de Biologia e  Geologia.

O Concurso Rosa dos Ventos foi dinamizado por docentes de Geografia, cujos trabalhos dos alunos foram expostos na biblioteca escolar.

   


Sugestões de leitura:
  

  

 

  

 




terça-feira, 19 de novembro de 2024

Dia Universal dos Direitos da Criança

Infância e tendências globais 2050
20 de novembro de 2024
16h00 - 17h00

No Dia Universal dos Direitos da Criança, 20 de novembro, a UNICEF divulga o seu relatório anual de referência "Situação Mundial da Infância 2024: O Futuro da Infância num Mundo em Mudança", com um diagnóstico sobre o estado atual das crianças no mundo e as três grandes megatendências globais até 2050: mudanças demográficas, crises climáticas e ambientais, e inovações tecnológicas, que, caso não sejam urgentemente abordadas, poderão colocar em risco o futuro da infância.

Porque é necessária ação e não apenas reflexão, a UNICEF Portugal realiza a mesa-redonda "Futuro em construção – infância e tendências globais 2050", que irá reunir especialistas de áreas distintas para uma reflexão conjunta sobre os desafios globais e as ações necessárias para proteger os direitos das crianças num mundo em transformação. fonte: Mesa-Redonda

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Dia Mundial da Filosofia

O Dia Mundial da Filosofia foi implementado pela UNESCO em 2002 e comemora-se todos os anos na terceira quinta-feira de novembro.  
Em 2024, coincide com o dia 21 de novembro.
Na semana de 18 a 22, alunos de Filosofia, sob orientação da professora Vera Barbosa, dinamizam atividades na biblioteca escolar.
Nos expositores, do corredor de acesso à biblioteca, ficam disponíveis trabalhos realizados no âmbito da disciplina. Recomenda-se uma visita.

  


 

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista

MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista

14 novembro – 17 novembro no Batalha Centro de Cinema

Contextualização:

A 7 de outubro de 2023, o massacre em Israel chocou o mundo. Dias depois, Israel invadiu a Faixa de Gaza. Porém, esta história não começou aqui. A ocupação da Palestina dura já há mais de um século, desde o Império Otomano, passando pela ocupação britânica e, finalmente, pela israelita. Com a criação do Estado de Israel, a violência cresceu: milhares de pessoas foram expulsas das suas casas, assassinadas e humilhadas. Hoje, a Palestina é um mosaico de enclaves, sem viabilidade económica. Israel perpetua um regime de apartheid, impondo leis distintas para judeus, israelitas e minorias religiosas, e expandindo colonatos na Cisjordânia. A Faixa de Gaza — uma pequena área com mais de dois milhões de habitantes — é uma prisão a céu aberto. Desde outubro de 2023, a violência escalou e soma mais de 35 mil mortos. Na 11.ª edição da MICAR, o SOS Racismo denuncia esta e outras ocupações, promovendo resistências e libertações, reivindicando o direito a existir.

Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia. Limitado a dois bilhetes por pessoa.

Mais informações em 




terça-feira, 12 de novembro de 2024

Cinema da Biblioteca - A palavra mágica

Telefilme inspirado no conto homónimo de Vergílio Ferreira

A primeira vez que a ouvem não lhes parece grande coisa. A palavra é estranha e o tom em que foi lançada pode ser ofensivo. Na aldeia depressa se espalha a palavra e à medida que passa de boca em boca fica mais pesada e assume o seu carácter vincadamente ofensivo. Desavinda a aldeia, todos os pequenos mal entendidos do dia-a-dia se tornam equívocos graves. Só há uma solução: expor os casos e a sua origem - a palavra mal ouvida e mal dita - que, hoje, na aldeia, é a ofensa mais devastadora que se pode atirar ao nosso maior inimigo. Apaziguados os ânimos pela sapiência do juiz, e esclarecidos sobre o significado inócuo da palavra, reúnem-se logo de seguida os renovados amigos, que, aliviados, não resistem a prosseguir a provocação da vida na aldeia, mesmo que conflituosa. Escolhem no dicionário uma nova palavra, para lançar um novo e irresistível equívoco. Fonte: RTP

A Palavra Mágica - RTP Play

Conto de Vergílio Ferreira - leitura orientada na aula de Português - 9.º ano. Terá como complemento, o telefilme a visionar na biblioteca escolar, no horário letivo da disciplina. Os alunos deslocam-se à biblioteca, acompanhados da respetiva docente:

Anabela Ferreira

  • 14 novembro - 15h10 - 9Cc
  • 18 novembro - 14h10 - 9Ac

Rute Gonçalves

  • 22 novembro - 10h15 - 9Bc


Recursos Educativos disponíveis online:


Escola virtual          Guião de leitura            Ficha de trabalho – 9º ano            PREZI


Avaliação da atividade pelos alunos: